Agronegócio

Abertura de Mercado: commodities em alta, mas sentimento em baixa…

Published

on

Após uma reviravolta na primeira sessão da semana, o clima continua sendo de maior cautela no exterior, com os índices futuros de Nova York caindo levemente e os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) avançando às máximas da sessão – algumas bolsas europeias avançam, na volta do feriado estendido de Páscoa, em um aparente movimento técnico, no entanto.

Toda essa comoção dos mercados se dá em reação aos sinais (renovados) de uma economia mais aquecida nos Estados Unidos, levando a crer que o juro alto no país seguirá por mais tempo do que imaginado por alguns investidores mais otimistas –ainda que a curva de juros siga precificando um início de cortes nas “fed funds” (taxa de juros americana) em junho.

Para além das bolsas, o dólar tenta se fortalecer frente aos seus pares, os contratos futuros do petróleo sobem quase 2%, ainda reagindo à piora das tensões no Oriente Médio e Rússia e Ucrânia, enquanto os preços futuros do minério de ferro seguem muito voláteis, subindo 3,09% em Dalian, na China.

Publicidade

O quadro externo não é particularmente propício para a tomada de risco por aqui nesta terça-feira (2), embora o desempenho das principais commodities para o Ibovespa possa servir como um contraponto importante. Entre os escassos direcionadores, os investidores devem monitorar a participação do Ministro FernandoHaddad em um evento promovido pelo Bradesco BBI em São Paulo.

Agenda econômica 02/04:

Brasil: O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa (17h) do 10th Brazil Investment Forum, organizado pelo Bradesco BBI. O Banco Central (BC) divulga o relatório Focus (8h25) e faz swap cambial adicional –aqui é válido notar que se trata da primeira vez, desde dezembro de 2022, que a autoridade intervirá no câmbio. Segundo a autarquia, a operação se justifica em razão da demanda por instrumentos cambiais resultantes dos efeitos do resgate de NTN-A3 (Nota do Tesouro Nacional, subsérie A3) no dia 15 de abril.

EUA: Há eventos com quatro dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e saem ainda dados sobre abertura de vagas (Jolts) e encomendas à indústria, ambos referentes a fevereiro (11h).

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version