Agronegócio

Bolsas europeias: alívio de tensões no Oriente Médio impulsiona os mercados; Lisboa se destaca com alta superior a 2%

Published

on

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta segunda-feira (22), em meio a um alívio das tensões no Oriente Médio e enquanto investidores aguardam balanços de grandes bancos nos próximos dias. Em Lisboa, a ação da Galp disparou, após atualização positiva da petrolífera portuguesa sobre campanha exploratória na Namíbia.

Por volta das 7h16 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,45%, a 501,76 pontos, com ajuda do subíndice do setor bancário, que tinha alta de 0,70%.

Os mercados acionários da Europa iniciaram a semana em tom positivo, após ficarem pressionados no pregão anterior, quando surgiram notícias de que Israel havia lançado um pequeno ataque retaliatório a uma base aérea no Irã, sem causar danos significativos. A avaliação, porém, é a de que israelenses e iranianos não querem se envolver em um conflito de grande escala.

Publicidade

Há expectativa para resultados trimestrais de grandes bancos europeus. Esta semana trará balanços de Deutsche Bank, BNP Paribas, Barclays e Lloyds. Na agenda de hoje, estão previstos dado preliminar de confiança do consumidor da zona do euro e participação da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em evento nos EUA. Em mais de uma ocasião na semana passada, Lagarde sugeriu que o BCE poderá cortar juros em junho se houver confiança suficiente de que a inflação está convergindo para a meta oficial de 2%.

Entre ações individuais, a da Galp saltava 17,4% em Lisboa, no horário acima, após a petrolífera portuguesa estimar reservas de 10 bilhões de barris equivalentes de petróleo (boe) ou mais no complexo de Mopane, na Namíbia, onde concluiu a primeira fase de sua campanha exploratória.

Às 7h17(de Brasília), a Bolsa de Londres subia 1,45%, a de Paris avançava 0,32% e a de Frankfurt ganhava 0,70%. Já as de Madri e Lisboa tinham altas de 1,04% e 2,26%, respectivamente. Exceção, a de Milão caía 0,83%.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version