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Dia do Churrasco: quem são os influencers da carne e do espeto

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Influencers dos churrasco na brasa têm uma legião de seguidores em busca de dicas

O Dia do Churrasco, comemorado nesta quarta-feira (24), foi criado pelos gaúchos em 1948, em homenagem às tradições gaudérias, com destaque ao fogo de chão, durante a inauguração do CTG (Centro de Tradição Gaúcha) na capital Porto Alegre. Foi o tradicionalismo sulista e sua paixão pela carne que tornou o atual modo de fazer churrasco uma unanimidade nacional e moldou a maneira que o brasileiro lida com essa proteína animal, sendo um dos hábitos que mais representam o jeito de ser brasileiro, mais até, talvez, do que em outros países que também têm a mania do barbecue, do assado ou da parilla, como o Uruguai, a Argentina e os Estados Unidos.

E não é por menos: o Brasil é um dos maiores produtores de carnes do mundo, com 29,6 milhões de toneladas dos três principais tipos de proteínas (bovinos, aves e suínos) em 2023, segundo projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Somente de bovinos, o rebanho é de 222 milhões de animais.

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A paixão do brasileiro pelo churrasco e sua vontade de aprender técnicas e não errar o ponto da carne trouxe com o sal grosso das redes sociais os influencers dedicados exclusivamente ao manuseio dos espetos, grills e cutelos que mostram o que pode ser feito na mais simples churrasqueira de garagem ou embutida na varanda de um apartamento, aos grandes rodízios em churrascarias.

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Mas o que é essencial num churrasco? Ninguém mais apropriado para responder à pergunta do que essa turma. “Muitos diriam carne de qualidade, uma boa brasa ou até bons utensílios. Concordo com tudo. Porém, o que não pode faltar é alegria e felicidade. Churrasco é uma celebração e o objetivo é alegrar quem participa. Se faltar alegria, não tem wagyu (corte nobre japonês) que salve o clima do churrasco”, diz José Matheus, engenheiro de Nova Friburgo (RJ), conhecido como Barbecue King. Então, para celebrar o Dia do Churrasco, além de Matheus, a Forbes Agro escolheu alguns influencers do churrasco com mais de um milhão de seguidores em redes sociais, ou que estão bem perto disso. Confira.










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