Agronegócio

Demanda por cacau atrai investimentos no Cerrado baiano

Published

on

Para atender a demanda mundial crescente pelo cacau, produtores do Cerrado baiano, região não tradicional para cultivo da cultura, estão ampliando a capacidade produtiva e atraindo mais investidores.

Um projeto de produção de mudas do cacaueiro foi lançado no Oeste da Bahia e deve fornecer 3 milhões de plantas para todo o país.

Na região, o cacau é foco de investimentos que cresceram exponencialmente nos últimos 5 anos.

Miguel Andrighetti é um dos produtores que passaram a integrar o fruto em seus sistemas de produção como uma forma de diversificar e ampliar os ganhos.

“Há um ano e meio atrás a gente resolveu fazer a implantação do cacau. a pleno sol, associado com açaí. então hoje a gente tem lá mais ou menos uma média de 900 a 1.000 plantas por hectare. O mais velho é com um ano e meio em média, então a gente não tem ainda noção de produtividade, mas a gente já vê que uma planta aqui no oeste, ela vegeta bastante devido à luz solar”, conta.

Muita inovação e tecnologia fazem parte da preparação, do cultivo e do manejo do cacau por aqui.

Imagem: Maiara Luz/Canal Rural Bahia

Aspectos considerados decisivos para que o fruto se desenvolva e alcance boa produtividade. na região, a média tem alcançado 80 arrobas por hectare.

De acordo com Lucimara Chiari, diretora da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Ministério da Agricultura, por meio da comissão tem incentivado a expansão da cultura no país.

“A gente sabe que a produção de mudas é um dos principais gargalos tanto para a renovação quanto para a expansão da cultura, então o que a gente vê é um trabalho de qualidade, um trabalho que tem que ser incentivado mesmo. A gente fechou uma parceria com a Bio Brasil, foi nosso primeiro parceiro privado, e começamos a fazer coleta de dados mensais desde então.”, relata.

Produção em larga escala

O fornecimento de mudas deve impulsionar ainda mais o crescimento da quantidade de áreas voltadas para a cacauicultura na região, com mudas próprias para se desenvolverem nas condições específicas do Cerrado.

Moisés Schimdt é um dos empresários que tem investido na produção em larga escala.

“Vale lembrar que tudo isso que você está vendo é apenas a primeira etapa, nós temos uma segunda e uma terceira etapa a serem concluídas ainda, mas é um viveiro que vem com a projeção aí de 3 milhões de mudas nesse primeiro momento. E parte até 2027 para 10 milhões de mudas de cacau. É uma produção jamais vista em escala de viveiro”, conta.

Segundo Ana Paula Losi, presidente da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), o produto oriundo do Cerrado deve começar a atender a indústria brasileira em cerca de três anos.

“Eu acredito que esse ‘boom’ do cacau no mundo, o preço aumentando, mas também do pessoal vendo que se investe com tecnologia, se trabalha direitinho, o cacau é uma cultura rentável, está fazendo com que as pessoas venham entender que a gente precisa de tecnologia, a gente precisa de estudo, a gente precisa de pesquisa”, ressalta.

Imagem: Maiara Luz/Canal Rural Bahia

Para Moisés Schmidt, os investimentos refletem a demanda mundial pelo cacau. “Podemos citar a China como um dos maiores consumidores globais, mas que o cacau ainda não chegou lá, o chocolate ainda não chegou lá. então com grande potencial ainda de incremento.”, explica.

Na avaliação da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), a produção atual no estado, que é de 240 mil toneladas de cacau por ano, deve crescer ainda mais com os investimentos.

“Isso não é nenhuma utopia, é só fazer uma conta matemática aí, que a gente plantando 10 mil hectares de cacau aqui, que já boa parte dele já está implantado, rapidamente produzindo aí 200 toneladas por hectare, a gente vai produzir mais de 2 milhões de toneladas aqui. Eu não tenho dúvidas de que o cacau e a cultura na Bahia terão dois momentos. Um, até o cacau chegar aqui no cerrado e o outro depois do cacau chegar ao cerrado.”, detalha Miranda.

Mais de 100 nascentes foram recuperadas no Oeste baiano

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

O post Demanda por cacau atrai investimentos no Cerrado baiano apareceu primeiro em Canal Rural.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version