Agronegócio

Tesouro Direto: os títulos que mais pagam o investidor hoje

Published

on

Diante do atual cenário de uma taxa básica de juros da economia, a Selic, ainda acima de 10% ao ano e um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) marcando 3,93% em 12 meses, alguns investimentos do Tesouro Direto podem ser boas escolhas para o investidor. Mas quais são os títulos que mais pagam hoje?

Na quarta-feira (8), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) cortou os juros em 0,25 ponto porcentual, reduzindo a Selic para 10,50% ao ano. Conforme mostramos aqui o mercado espera um piso em 10% ao ano até o final de 2024, ao final do ciclo de cortes.

Um relatório da XP Investimentos, elaborado pelos especialistas em renda fixa Camilla Dolle, Mayara Rodrigues e Natalia Moura, afirma que há uma visão positiva para a renda fixa de maneira geral, principalmente para títulos atrelados à inflação (IPCA+). “Mesmo com os cortes recentes e esperados, as taxas de juros nominais permanecem elevadas, acima de dois dígitos, e as taxas reais (acima da inflação) estão em patamares ainda mais interessantes, em nossa opinião”, afirmam os analistas no texto.

Publicidade

Para Maria Luisa Nepomuceno, analista de renda fixa da Nord Investimentos, a manutenção das taxas por um período mais longo também auxilia no processo. “O tesouro IPCA+ pode se beneficiar da marcação ao mercado conforme as taxas de juros são reduzidas. Além disso, temos perspectivas de uma inflação mais benigna, evidenciando uma continuidade da desinflação aqui no Brasil”, afirma.

A visão é corroborada pelo especialista em renda fixa da Suno Research, Vinicius Romano. “Entendemos que os títulos com vencimentos no médio e longo prazo ainda proporcionam um carrego interessante aos investidores, com um juro real próximo de, na média, 6,15% ao ano sem risco de crédito, tratando-se de títulos públicos”, diz.

Quais as principais vantagens de investir no Tesouro Direto

Lançado em 2002, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3, a Bolsa de Valores brasileira. Essa plataforma viabiliza a aquisição e alienação de títulos públicos federais para indivíduos, de maneira totalmente digital. Ao investir nesses títulos, o investidor concede um “empréstimo” ao governo, que por sua vez restitui o montante acrescido de juros.

Diante do atual cenário, o E-Investidor pediu que os especialistas levantassem algumas vantagens para quem decidir investir no Tesouro. Veja a seguir:

Veja também: O que é o Tesouro Direto e como investir?

Plataforma simplificada e transparente

A plataforma de negociação do Tesouro Dureto oferece uma variedade de opções de investimento em títulos públicos do governo federal, e os processos de compra, venda e acompanhamento são bastante simples. Além disso, o Tesouro Direto fornece informações detalhadas sobre os diferentes tipos de títulos disponíveis, seus prazos, taxas de retorno e riscos associados.

Os investidores podem acessar todas essas informações online e acompanhar o desempenho de seus investimentos ao longo do tempo. Isso ajuda o investidor a tomar decisões e a entender exatamente onde está colocando seu dinheiro.

Segurança do governo federal como devedor

Os títulos públicos disponíveis nessa plataforma são emitidos pelo próprio governo federal. Isso implica que o risco de crédito associado a esses títulos é considerado baixo pelos especialistas, já que o governo federal é uma entidade soberana e tem a capacidade de cobrir suas dívidas por meio de várias fontes, como impostos e emissão de mais títulos.

Em termos práticos, isso significa que os investidores que compram títulos do Tesouro Direto têm uma garantia relativamente alta de que receberão o valor principal investido, mais os juros acordados, no vencimento do título. Esse aspecto de segurança é atraente para muitos investidores, especialmente para aqueles que desejam minimizar o risco em suas carteiras de investimento.

Liquidez diária

Os investidores também conseguem resgatar seus investimentos a qualquer momento. Isso proporciona uma flexibilidade significativa, pois podem converter seus títulos em dinheiro sempre que precisarem de fundos.

Publicidade

No Tesouro Direto, a liquidez diária é geralmente garantida pelo próprio governo federal, que se compromete a recomprar os títulos dos investidores a preços justos de mercado. Isso permite que os investidores convertam seus investimentos em dinheiro sem ter que esperar até o vencimento do título.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version