Agronegócio

Economista afirma que ação da Petrobras (PETR4) poderia valer o dobro

Published

on

O economista Adriano Pires vê com preocupação a situação da Petrobras (PETR4). Para ele, o modelo de economia mista (que une capital de investidores privados e da União) da petroleira é falido, já que todos os governantes tem uma relação quase de “posse” com a estatal.

“O presidente Lula só falta passar para o imposto de renda (IR) dele. O ex-presidente Jair Bolsonaro também achava”, diz Pires, no “O Efeito Borboleta”, painel de abertura do evento TAG Summit que ocorre nesta terça-feira (14) em São Paulo.

O especialista vê a estatal voltando a repetir erros do passado com investimentos esparsos, em segmentos considerados pouco rentáveis, como refinarias. ” Não vai dar certo, vai ser um horror outra vez”, afirma.

Publicidade

Na visão do economista, a sociedade já está preparada para discutir a privatização da Petrobras. Entretanto, frente às questões de transição enérgica, quanto mais essa desestatização demorar a acontecer, menos será a arrecadação com a venda.

Para Pires, a ação PETR4 poderia ter o dobro do preço atual. “A Petrobras é a unica petroleira que gosta de petróleo barato”, afirma. Junto a Pires, participou da discussão Marcos Lisboa, diretor presidente do Insper.

Até às 10h23 desta terça (14), as ações da Petrobras estavam caindo 2,09%, aos R$ 40,75, refletindo os resultados divulgados na última segunda (13).

No 1º trimestre, a petroleira registrou lucro líquido de R$ 23,7 bilhões, queda de 37,9% em relação ao mesmo período de 2023.

Houve queda também de receitas e fluxo de caixa operacional e livre. Na outra ponta, houve alta da dívida bruta e líquida.

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version