Agronegócio

Argentina Bioceres faz as primeiras vendas mundiais de sementes de trigo transgênico

Published

on

REUTERS/Agustin Marcarian

Até o momento, o trigo transgênico da Bioceres foi aprovado para plantio na Argentina

A Bioceres Crop Solutions iniciou as vendas de sementes de trigo geneticamente modificadas (GM) na Argentina, a primeira vez que a tecnologia foi disponibilizada comercialmente aos agricultores em qualquer lugar do mundo, disse o CEO Federico Trucco na quarta-feira (15).

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Depois de anos de testes seguidos em projetos envolvendo a Bioceres e um pequeno número de agricultores, a empresa começou a distribuir sementes para empresas de varejo de insumos agrícolas no país sul-americano, disse Trucco à Reuters, durante a conferência BMO Global Farm to Market, em Nova York.

Siga a ForbesAgro no Instagram

“Esperamos poder disponibilizá-las também no Brasil, em uma ou duas temporadas”, disse Trucco.

A modificação genética envolve a alteração da composição de uma planta por meio da transferência de DNA de um organismo para outro, e é comum em culturas como o milho. Alguns grupos de consumidores se opõem à modificação genética do trigo devido a preocupações com a saúde humana, uma vez que ele é um ingrediente amplamente utilizado em pães e massas.

Leia também:

Strategie Grains aumenta previsão da safra de trigo da UE
Preços do café avançam no Vietnã
Governo não vai competir com produtores gaúchos de arroz, diz ministro da Agricultura

Trucco disse que, com mais aprovações de governos e grupos do setor, o trigo transgênico está se tornando mais aceito.

A Bioceres desenvolveu o trigo transgênico HB4 para resistir à seca, um problema recorrente na Argentina na última década.

A empresa disse que a semente produz cerca de 20% a mais do que uma semente convencional durante as secas.

“É quase como uma apólice de seguro”, disse Trucco, acrescentando que a participação de mercado do produto na Argentina é de uma porcentagem de um dígito em sua primeira temporada de vendas.

Ele espera que as vendas melhorem quando a empresa ganhar escala, permitindo que a Bioceres estabeleça preços mais competitivos para a semente.

Até o momento, o trigo transgênico da Bioceres foi aprovado para plantio na Argentina, no Brasil e no Paraguai. O processamento e o uso do grão estão aprovados em mais países, disse Trucco, incluindo os Estados Unidos.

O post Argentina Bioceres faz as primeiras vendas mundiais de sementes de trigo transgênico apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version