Agronegócio

Itaú lança ETF que paga dividendos recorrentes ao investidor

Published

on

A Itaú Asset, gestora do Itaú Unibanco (ITUB4), lançou um ETF de dividendos que busca superar o Índice de Dividendos da B3 (IDIV), uma carteira diversificada que reúne empresas que se destacam por serem pagadoras constantes de proventos.

Dessa forma, o retorno potencial para o cotista se dá de duas formas: pela valorização da cota, já que o fundo é negociado em bolsa; e por meio da renda mensal advinda dos dividendos e juros sobre capital próprio distribuídos.

Em ambos os casos, a alíquota do IR é de 15%.

Publicidade

A taxa de administração do ETF do Itaú é de 0,50% ao ano. A aplicação mínima inicial é o valor de uma cota, começando em R$ 50, podendo sofrer alterações conforme variação de mercado. O lançamento do Itaú ocorre 8 meses após o Nubank lançar o seu ETF de dividendos.

Atualmente, o índice de dividendos da B3 conta com 48 empresas, distribuídas em 9 setores, com predominância em Finanças e Utilities, mas também com players de Energia, Comunicação, Indústria e Health Care.

“Em 2024 a Itaú Asset celebra o 20º ano de atuação no segmento de ETFs, no qual fomos pioneiros no país com o PIBB11, que está ativo até hoje. Seguindo nossa estratégia de estarmos sempre avançando na agenda de democratização dos investimentos, lançamos nesse momento o DIVD11, uma estratégia de renda variável mais defensiva, e com um risco que tende a ser menor que a do Ibovespa”, explica Renato Eid, líder de estratégias indexadas e investimento responsável do Itaú Asset.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version