Agronegócio

Ibovespa hoje: índice fecha em queda e renova cotação mínima do ano

Published

on

Ibovespa fechou novamente em queda nesta terça-feira (4) e renovou pela quinta sessão consecutiva a cotação mínima do ano. Após perder a linha de 121 mil pontos e atingir o patamar mais baixo do dia nos 120.878,36 pontos, a principal referência da B3 foi penalizada pelo recuo das commodities e terminou o pregão em baixa de 0,19%, aos 121.802,06 pontos.

Pela manhã, investidores reagiram à divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, frente ao quarto trimestre de 2023. O resultado veio em linha com as expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam um crescimento de 0,7%. “A alta acima do esperado impactou a curva futura de juros, que observou leve alta em todos os vértices. Esse movimento também afetou negativamente o Ibovespa nos setores de consumo”, explica Jaqueline Kist, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital.

Na Bolsa brasileira, papéis de grande peso para o índice foram pressionados ao longo da sessão. As ações da  Vale (VALE3) sofreram após o minério de ferro encerrar em baixa de 2,11% na Bolsa de Dalian na China. A commodity estendeu as perdas da véspera e seguiu tendo a sua menor cotação desde 16 de abril, quando havia fechado a US$ 114,10.

Publicidade

Já os contratos futuros de petróleo encerraram em queda superior a 1%. Investidores seguem preocupados com a capacidade da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de reduzir significativamente a oferta e manter o mercado petrolífero equilibrado. Com o movimento da commodity, os ativos da Petrobras (PETR3;PETR4) também encerraram o dia no território negativo e contribuíram para a queda do Ibovespa.

Entre as principais baixas do pregão, estiveram as ações do Magazine Luiza (MGLU3), que já acumulam perdas acima de 40% em 2024. Outro destaque negativo do dia foram os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3), que apagaram parte dos ganhos observados na segunda-feira (3), quando a empresa liderou a ponta positiva do Ibovespa.

Do lado oposto, os papéis da SLC Agrícola (SLCE3) ficaram entre as maiores altas do pregão, impulsionados pela elevação da recomendação do Citi para a ação, de neutra para compra, devido à expectativa por melhores condições agrícolas em 2024 e 2025. Quem também se saiu bem foram os papéis da Embraer (EMBR3), beneficiados pela valorização do dólar, que tende a impulsionar empresas exportadoras.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version