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O mito do sucesso: por que ele é a jornada, não o destino

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Há uma parábola sobre um banqueiro de investimentos que encontra um pescador em uma pequena vila costeira. O banqueiro ficou impressionado com a quantidade de peixes que o pescador havia capturado, e ainda mais impressionado ao saber que ele não havia demorado muito para isso. Em vez de continuar pescando para pegar mais peixes, o pescador disse ao banqueiro que passaria o resto do dia bebendo vinho e tocando violão com seus amigos e sua família.

Isso deixou o banqueiro perplexo, que aconselhou o pescador a passar mais tempo pescando. Assim, ele poderia comprar um barco maior, depois uma frota, e eventualmente possuir toda a operação, desde o processamento dos peixes até a distribuição. O pescador se mudaria para uma grande cidade, de onde comandaria seu empreendimento. Eventualmente, ele abriria o capital na bolsa e e ficaria rico. Tudo isso levaria cerca de 20 anos.

“Bem, ok… e depois?”, perguntou o pescador.

“Então vem a melhor parte”, respondeu o banqueiro. “Então você pode passar tempo com sua família, beber vinho e tocar violão com seus amigos.”

Para os empreendedores, o sucesso muitas vezes é definido por certos critérios bem conhecidos – rodadas de financiamento, crescimento da receita, IPOs, etc. Mas, como fundador de uma empresa, posso garantir que a realização não acontece ao atingir uma meta ou número mágico.

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Trabalhar exaustivamente em busca de uma noção distante de “sucesso” é uma receita para o desastre

A seguir, veja como pensar sobre isso de outra forma.

Sucesso Vs. Satisfação

O problema de perseguir uma série interminável de objetivos é que eles nunca serão suficientes. A fundadora da marca Headbands of Hope, Jess Ekstrom, colocou isso muito bem para a Entrepreneur: “Há momentos em que penso que um certo objetivo tangível, como uma aparição na televisão ou um determinado número de vendas, se traduzirá naquela sensação de sucesso, mas nunca acontece”, ela escreve. “Então, um dia eu acordo e percebo que estou sentada em um avião vivendo todos os meus maiores sonhos. Mas na minha cabeça, já estou pensando no próximo voo.”

A perseguição interminável é uma receita para a infelicidade e o esgotamento, ambos comumente algo que aflige os empreendedores. E então vem a depressão: um estudo descobriu que impressionantes 72% dos empreendedores bem-sucedidos sofrem de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Então, como sair da roda-viva do “nunca é suficiente”? Escrevendo para a Harvard Business Review, Ron Carucci explica que nossos cérebros são programados para nos recompensar quando atingimos nossos objetivos, particularmente na forma do neurotransmissor dopamina. Mas esse prazer é de curta duração, já que nossos cérebros também são programados para alcançar o equilíbrio a partir de estados emocionais extremos.

“Isso nos deixa com um vazio, desejando repetir qualquer experiência que nos trouxe aquele prazer em primeiro lugar,” escreve ele, acrescentando: “Esse ciclo aparentemente viciante desregula completamente nossos parâmetros de ‘suficiência’, impedindo-nos de avaliar objetivamente se o que alcançamos é, de fato, satisfatório.”

A boa notícia é que esses parâmetros podem ser recalibrados aprendendo a ver “sucesso e satisfação como variáveis independentes.” Em vez de contar pontos, observe as contribuições que você fez para o bem maior, as conexões que você formou e as oportunidades que você teve.

Focar na qualidade do trabalho que você está fazendo e na vida que você criou será, em última análise, muito mais satisfatório do que perseguir um número efêmero que sempre pode ser maior.

Mais trabalho não significa mais realização

Todos conhecemos o estereótipo da agenda do fundador de startup: acordar antes dos pássaros cantarem, sem tomar banho, irradiando estresse, cercado por embalagens de delivery – você entendeu a ideia. E claro, há momentos em que a realidade é assim mesmo. Quando eu estava lançando minha empresa, passei mais de algumas noites sem dormir, digitando até o sol nascer. Mas tem de ser assim o tempo todo? De jeito nenhum.

Em um post sobre “opiniões impopulares” no Indie Hackers, vários colaboradores desmentiram o mito de que o objetivo de todo empreendedor é trabalhar até a exaustão em uma busca eterna por “mais.” Mais financiamento, mais usuários, mais imprensa. Mas, para um número crescente deles, é simplesmente suficiente estar contente e confortável.

Dustin Stout, da Magai, por exemplo, compartilhou sua convicção de que o empreendedorismo não precisa ser uma rotina extenuante. “Além da crise ocasional, eu não trabalho depois do jantar e nem aos domingos. Tento manter horários de trabalho saudáveis que não sacrificam meu tempo com a família”, disse ele.

Jay Tan, da Zylvie, teve uma opinião semelhante, escrevendo que seu negócio deveria servir a você, não o contrário: “Faça uma pausa e aprecie as coisas boas da vida, viaje um pouco e se dedique aos seus hobbies. A maioria dos trabalhadores independentes se mata pelo seu negócio e acaba miserável, sem equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Na minha opinião, eles estão completamente perdendo o objetivo do empreendedorismo.”

Essas podem ser categorizadas como “opiniões impopulares”, mas na verdade, estou vendo essa mentalidade surgir em todos os lugares hoje em dia – e isso é uma coisa boa. Você tem uma vida para viver e não sabe o que o amanhã reserva. Trabalhar exaustivamente em busca de uma noção distante de “sucesso” é uma receita para o desastre.

Como sair da “esteira hedônica”

Como qualquer trabalho, você não vai amar cada minuto de ser um empreendedor.

Eu não acho que você precise ser apaixonado pelo seu produto, mas você precisa encontrar satisfação no que está construindo. Justin Kan, cofundador da Twitch e empreendedor em série, compartilhou em uma conversa com o eCorner de Stanford que, para ele, os momentos em que esteve mais feliz em sua carreira são os momentos em que alcançou um estado de fluxo.

“Para mim, houve momentos assim ao construir um produto ou programar – coisas que eu realmente amo fazer,” disse. Para pessoas tentando descobrir por onde começar, Kan aconselha a olhar internamente: “O que é a coisa que te dá alegria de fazer todos os dias? É nisso que eu penso agora… o que eu faria se ninguém me pagasse por isso, se ninguém estivesse assistindo, se fosse apenas para minha própria edificação?”

Kan atingiu todos os marcos estereotipados de sucesso que existem, mas não estava imune a se comparar com os outros, e sentir que havia mais que ele deveria estar alcançando. Ele disse que se livrar disso não veio do fato de que ele finalmente “teve sucesso.”

“Passei por uma série de eventos na vida onde percebi que essa é uma ‘esteira hedônica’, que pode durar para sempre e sempre estarei insatisfeito e talvez a felicidade não venha de coisas externas”, explicou.

Agora, Kan se concentra nos aspectos de sua vida que lhe trazem realização – como trabalhar com pessoas que ele gosta, em projetos que ele aprecia. De fora, parece que ele está fazendo a mesma coisa que sempre fez, mas a diferença está na sua mentalidade.

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Não estou sugerindo que todo empreendedor não precisa ter metas, ou que sua empresa terá sucesso magicamente desde que você aproveite a jornada. O pescador, afinal, precisava pegar uma certa quantidade de peixes antes de poder ir para casa passar tempo com sua família e amigos. Mas a ideia de que o sucesso sempre requer mais é um mito. Às vezes, o suficiente é suficiente.

*Aytekin Tank é colaborador da Forbes US. Especialista em automação, ele é fundador e CEO da Jotform, empresa com mais de 600 funcionários no mundo. Também é autor do best-seller “Automate Your Busywork”

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