Agronegócio

TikTok vai substituir influenciadores por avatares de IA; entenda

Published

on

Em maio, o TikTok disse que começará a usar uma tecnologia destinada a identificar imagens e vídeos gerados por inteligência artificial.

O TikTok confirmou, durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o projeto em que utilizará influenciadores de inteligência artificial, inicialmente para testar publicidade. O recurso chamado de Symphony permitirá que anunciantes possam fazer publicidade com avatares e não com influenciadores reais. Os modelos falam mais de 10 idiomas e começaram a ser testados em maio de 2024.

Existem, inicialmente, duas possibilidades: um avatar genérico e também um personalizado que pode ser inspirado em um porta-voz específico da marca. Todo o conteúdo gerado por essas funcionalidades terá um aviso “gerado por IA”.

Em maio, o TikTok disse que começará a usar uma tecnologia destinada a identificar imagens e vídeos gerados por inteligência artificial.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A empresa afirma que adotará “Credenciais de Conteúdo” nos vídeos, uma marca d’água digital que indica como as imagens foram feitas e editadas. A ferramenta foi criada pela Adobe, mas está aberta para uso de terceiros e já foi adotada por companhias como a OpenAI, criadora do ChatGPT.

Leia também:

TikTok contra-ataca e processa EUA: confira os argumentos da plataforma
Mulheres são maioria entre os influencers, mas dinheiro desse mercado está na mão dos homens
O Boticário transforma trend do TikTok em fragrância de edição limitada

Pesquisadores têm expressado preocupação com o fato de que o conteúdo gerado por IA pode ser usado como arma de desinformação em períodos eleitorais. Tendo em vista as eleições presidenciais dos Estados unidos no fim deste ano, 20 empresas de tecnologia, incluindo o TikTok, assinaram um acordo comprometendo-se a combater a prática. Entre as signatárias estão a Meta, controladora do Instagram e do Facebook, e o YouTube, que também planejam usar a tecnologia de Content Credentials.

Para que o sistema funcione, tanto o criador da ferramenta de IA generativa usada para gerar o conteúdo quanto a plataforma usada para distribuí-lo devem concordar em usar a tecnologia. Se uma pessoa usa o Dall-E para gerar uma imagem, por exemplo, a OpenAI anexa uma marca d’água ao resultado. Se essa imagem for carregada no TikTok, ela será automaticamente rotulada.

O TikTok já marca o conteúdo feito por IA com ferramentas dentro do aplicativo, mas a última medida aplicará um rótulo ao conteúdo gerado fora do serviço. “Também temos políticas que proíbem conteúdos de IA sem rótulos, portanto, se algo aparecer na plataforma sem essa informação, nós o removeremos por violar nossas diretrizes da comunidade”, disse Adam Presser, chefe de operações e segurança do TikTok.

O post TikTok vai substituir influenciadores por avatares de IA; entenda apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version