Agronegócio

Ibovespa hoje: índice reage e sobe com Bradesco novamente na ponta positiva

Published

on

Ibovespa hoje fechou em alta, após a sessão “caótica” de segunda-feira (5) marcada pelo temor de uma recessão nos Estados Unidos e pela queda acima de 12% da Bolsa do Japão. Nesta terça-feira (6), a principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,80% a 126.266,70 pontos, após oscilar entre máxima a 126.966,28 pontos e mínima a 125.261,37 pontos.

Em Nova York, as Bolsas de Valores também encerraram no campo positivo. Depois de registrarem, na véspera, as maiores perdas diárias desde setembro de 2022, Dow Jones e S&P 500 avançaram 0,76% e 1,03%, respectivamente, nesta terça-feira. Nasdaq também se saiu bem e subiu 1,03%. O VIX (Volatility Index em inglês), conhecido como o “índice do medo” de Wall Street, registrava uma queda de 31% perto do horário de fechamento, após atingir o maior nível desde outubro de 2020 na segunda-feira.

“A alta das Bolsas após um dia de queda reflete a natureza especulativa dos mercados, em que expectativas e emoções desempenham papéis significativos na distorção dos preços”, explica Gabriel Redivo, sócio e diretor de gestão da Aware Investments. “Esse episódio sublinha a importância de uma abordagem cautelosa na tomada de decisão dos investidores individuais, especialmente em tempos de alta volatilidade”, complementa.

Publicidade

Por aqui, o destaque foi a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No texto, o Copom menciona que não quer se comprometer com uma estratégia futura, aguardando para ver se a queda da inflação se concretiza com a Selic constante. “Contudo, é muito importante destacar que o comunicado reforça que, se necessário, a taxa de juros poderá ser ajustada”, diz Alexandre Lohmann, economista-chefe da Constância Investimentos.

Para conseguir sua primeira alta de agosto, o Ibovespa teve suporte das ações de grandes bancos. Os papéis do Itaú (ITUB4) subiram, à espera do balanço do segundo trimestre, que será divulgado após o fechamento do mercado. Já os ativos do Bradesco (BBDC3;BBDC4) voltaram a figurar entre as maiores altas do índice, depois de já terem subido mais de 7% na véspera diante do otimismo do mercado com o balanço do segundo trimestre da instituição.

Do lado oposto, as ações da Vamos (VAMO3) figuraram entre as maiores perdas do Ibovespa na sessão, após a empresa divulgar seus resultados trimestrais. Para a Guide Investimentos, a companhia cresce em um ritmo menor que nos últimos anos, mas ainda bom. “No entanto, precisa agir com cautela dado o atual nível de alavancagem e focar nos esforços de recuperação dos resultados das concessionárias”, afirma Fernando Siqueira, analista da casa, em relatório.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

*Com informações do Broadcast

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version