Agronegócio

Ibovespa hoje abre em alta com Focus e falas do BC no radar; veja 3 destaques antes de investir

Published

on

Ibovespa hoje abriu em alta, valorizado em 0,40%, aos 134.492 pontos. O avanço nesta segunda-feira (19) repercute as previsões do boletim Focus e a palestra do diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, em Belo Horizonte.

O discurso de Galípolo ganha destaque no principal índice da B3 diante da crescente percepção de aumento da Selic, sobretudo após o presidente do BC, Roberto Campos Neto, dizer que a instituição está muito incomodada com a desancoragem das expectativas.

Uma elevação do juro básico ganhou força também depois da surpresa com o salto do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de junho, que desencadeou uma série de revisões em alta para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e, em alguns casos, para a própria Selic. Na curva de juros, uma alta em setembro é dada como certa, com dúvida quanto à intensidade.

Publicidade

No exterior, o diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Christopher Waller, fala na abertura do Workshop de Verão de Dinheiro, Bancos, Pagamentos e Finanças, em Washington. À noite, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) decide taxas de juros de referência de longo prazo (LPRs, em inglês).

Ibovespa está com um “caminho mais livre para subir”, avalia Itaú BBA; entenda

Confira os 3 assuntos que vão movimentar o Ibovespa hoje

Bolsas internacionais

Os ativos nos Estados Unidos têm sinais moderados nesta manhã, enquanto investidores esperam mensagens sobre o ritmo de corte dos juros nesta semana passado. Isso poderá vir da ata de sua última reunião de política monetária do Fed, do discurso de seu presidente, Jerome Powell, durante o simpósio de Jackson Hole, e de outros dirigentes do Fed.

No domingo (18), o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que uma queda de juros em setembro ainda “não é uma certeza”.

Nesta manhã, os índices futuros de ações operam no zero a zero. Após recentes dados sólidos dissiparem preocupações sobre riscos de recessão nos EUA, as bolsas de Nova York tiveram na semana passada o melhor desempenho do período no ano.

Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) também têm leve recuo e o dólar DXY cai. Já a maioria das bolsas europeias sobe.

petróleo exibe desvalorização mais intensa, em meio à espera de desdobramentos de conversas sobre um cessar-fogo no Oriente Médio.

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que as negociações por um cessar-fogo na guerra em Gaza seguem em andamento e que apesar das dificuldades, disse que um acordo é possível.

Outro foco é a incerteza com a demanda na China, que anuncia sua decisão sobre juros nesta segunda-feira. As bolsas da Ásia fecharam sem direção única.

Boletim Focus

O relatório do BC atualizou as projeções para os principais indicadores da economia: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a taxa de juros básico (Selic).

A mediana para o IPCA de 2024 subiu pela quinta semana consecutiva, de 4,20% para 4,22%, distanciando-se ainda mais do centro da meta, de 3%. Um mês antes, era de 4,05%. A estimativa intermediária para a inflação de 2025 cedeu de 3,97% para 3,91%, a segunda baixa seguida. Um mês antes, ela estava em 3,90%.

As medianas para os horizontes mais longos também se mantiveram descoladas do centro da meta, em 3,60% no caso de 2026 e 3,50% em 2027, pela 11ª e 59ª semana consecutiva, respectivamente.

A mediana do documento para a Selic no fim de 2025 subiu pela segunda semana consecutiva, de 9,75% para 10%, indicando um orçamento total de cortes de apenas 0,5 ponto porcentual no ano que vem. Para 2024, a taxa se manteve em 10,5% pela nona semana consecutiva. O mercado manteve o consenso de que os juros encerrarão 2026 e 2027 em 9%.

Commodities

As commodities operam em direções contrárias. O petróleo apresenta recuo superior a 1,00%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,71%. Com isso, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) sobem perto de 1,40%, nesta manhã, no pré-mercado americano.

Mercado brasileiro

A estabilidade dos índices futuros de ações em Nova York e a variação das commodities podem limitar ou até mesmo impedir o Índice Bovespa de voltar a subir.

Na sexta-feira (16), o índice da Bolsa interrompeu uma série de altas, fechando em baixa de 0,15% (133.953,25 pontos), após nova marca intradia histórica, mas encerrou a semana com ganhos – relembre aqui.

Publicidade

Desta forma, as taxas futuras podem não cair em sintonia com os rendimentos dos Treasuries. O dólar ante o real ainda tende a oscilar em meio ao recuo do petróleo e ao avanço do minério no Ibovespa hoje.

* Com informações do Broadcast

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version