Agronegócio

Quanto custa fazer doação de imóveis em vida para herdeiros?

Published

on

Fazer doação de imóveis em vida é uma forma de evitar disputas pela herança no futuro. Utilizando esse instrumento, o proprietário “antecipa” o testamento, distribui os bens aos herdeiros, e assegura que a divisão do patrimônio acontecerá conforme a vontade do patriarca ou matriarca.

Apesar de ser menos burocrático do que a abertura de um inventário, a doação de imóveis em vida também possui taxas – que variam conforme o valor da propriedade, o estado em que está localizado e o tipo de doação em vida. Fora as tarifas do cartório, o principal dispêndio vem do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Leia também: “Meus tios não se falam mais” – o fim desta família por causa da herança

Hoje, no estado de São Paulo, esse ITCMD é correspondente a 4% do valor do imóvel. Contudo, há estados com taxas são progressivas, que podem chegar a 8%. A Reforma Tributária deve uniformizar essa questão: se aprovada neste ano, todos os entes devem adotar alíquota progressiva, com teto de 8% a partir de 2025.

“Sem aprovação da reforma tributária, o ITCMD em São Paulo ainda é de 4% sobre o valor do imóvel, e esses custos são aplicados a cada imóvel individualmente. Se você estiver doando dois imóveis, terá que pagar as tarifas correspondentes para cada um”, ressalta Márcia Costa Nascimento.

Publicidade

Paralelamente existem também propostas em discussão no Congresso Nacional que buscam aumentar o ITCMD para valores entre 16% e 20%. A perspectiva de encarecimento da doação de imóveis está provocando uma corrida das famílias ao cartório para antecipar o processo. Leia mais nesta reportagem.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version