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O novo papel de Brooke Shields é ser CEO

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

MARY BETH KOETH/FORBES

Depois de décadas como o rosto de marcas, Brooke Shields tem um novo papel: empreendedora de cuidados capilares

Aos 59 anos, Brooke Shields expandiu sua carreira e se tornou tanto fundadora quanto diretora executiva. Em junho, a atriz e modelo lançou a Commence, uma empresa de cuidados capilares sediada em Nova York, voltada para mulheres acima de 40 anos. “Vendi coisas para outras pessoas durante toda a minha vida. Nunca imaginei que seria uma CEO”, diz ela, que idealizou o projeto durante a pandemia.

Brooke levantou US$ 3,5 milhões (R$ 19 milhões) de investidores externos para financiar os três primeiros produtos da Commence, lançados em junho de 2024. Ainda é cedo, mas a fase já é, segundo ela, a mais “desafiadora e empolgante” de sua vida profissional.

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A trajetória de sucesso de Brooke Shields

Destaque da lista 50 Over 50 da Forbes deste ano, Brooke Shields trilhou uma longa carreira antes de mergulhar nos negócios: seu primeiro trabalho como modelo foi aos 11 meses de idade, para o sabão Ivory; uma década depois, interpretou a filha de uma prostituta no filme “Pretty Baby”, lançado em 1978, que trouxe tanto controvérsia quanto aclamação da crítica. Aos 15 anos, ela se tornou o rosto dos jeans Calvin Klein.

“Ela é genuína”, diz Calvin Klein, agora com 81 anos, sobre o apelo de Brooke. “Não dá para contar com muitas pessoas, mas dá para contar com o que ela diz – ela realmente acredita e quer fazer algo bom para as pessoas.”

O pontapé nos negócios

Esse impulso de mudança foi parte do que inspirou Brooke a criar a Commence. Durante a pandemia, ela começou um blog e uma comunidade online para mulheres acima de 40 anos e constantemente ouvia que seu público se sentia invisível para a indústria da beleza. “Havia essa sensação de que, uma vez que você atinge uma certa idade, de repente você perde todo o seu valor”, diz a estrela.

Também havia muitas perguntas específicas sobre cuidados capilares – como lidar com as novas texturas dos cabelos grisalhos, o couro cabeludo mais seco e o crescimento mais lento dos fios que podem ocorrer na faixa etária. “Elas não estavam reclamando; queriam seus problemas resolvidos”, diz Brooke.

Para encontrar uma solução, a atriz recrutou uma equipe de executivos veteranos do varejo e da beleza – como Karla De Bernardo, que desenvolveu estratégias de marketing para a Macy’s, e Mark Knitowski, o ex-guru de produtos e fragrâncias da Victoria’s Secret.

Juntos, eles se concentraram no que Brooke chama de produtos “heróis”: um xampu seco instantâneo, um condicionador leave-in e um sérum para engrossar as raízes. O trio foi lançado em 3 de junho, exclusivamente no portal online da marca.

É muito cedo para estimar a receita, mas a CEO está otimista: “Os produtos precisam falar por si mesmos. Não se chama ‘The Brooke’, ‘The Brooke Look Brand’ ou algo assim”, diz ela. “Essa marca precisa viver para sempre.”

Desafios de empreender como mulher

Quando Brooke Shields percebeu que a Commence exigiria mais capital do que ela poderia fornecer por conta própria, ela fez o que a maioria dos empreendedores faz: recorreu a investidores-anjo e capitalistas de risco para um financiamento inicial.

Embora tenha passado a maior parte das últimas cinco décadas seguindo direções como modelo e atriz, Brooke  bateu o pé quando um número excessivo de capitalistas de risco masculinos acompanhou sua decisão de investimento com uma palestra sobre o que ela estava fazendo de errado como empreendedora. “Eu me lembro de um dia dizer: ‘Entendo a sua necessidade de me dizer o que estou fazendo errado. Mas, neste caso específico, eu não pedi o seu conselho. Apenas pedi o seu dinheiro’”, ela recorda.

50 Over 50

Novos capítulos são o foco da quarta lista anual 50 Over 50 da Forbes, que destaca 200 mulheres com impacto profissional – seja ao fundar uma empresa, reformular a filantropia ou fazer novas descobertas científicas – após os 50 anos. Produzida em parceria com a apresentadora da MSNBC, Mika Brzezinski, e sua iniciativa Know Your Value, a lista é dividida em quatro categorias com 50 mulheres cada: Investimento, Impacto, Inovação e Estilo de Vida.

Veja as 200 mulheres da lista aqui

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