Agronegócio

Forbes reúne Mulheres de Sucesso em evento sobre liderança feminina

Published

on

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Lu Prezia

Renata Gomide, vice-presidente do Grupo Boticário, e Samantha Almeida, diretora de marketing da TV Globo, no painel Moda, Liderança e Autoestima

Liderança e empreendedorismo feminino foram os principais temas da quarta edição do Power Lunch Mulheres de Sucesso, que reuniu homenageadas da lista anual da Forbes no rooftop do Fasano Itaim nesta terça-feira (27), em São Paulo.

Antonio Camarotti, publisher e CEO da Forbes Brasil, recebeu Mulheres de Sucesso da edição de 2024 e de anos anteriores e líderes de diferentes áreas de atuação. “Esse é um dos eventos que me dá mais prazer de fazer. Nosso objetivo, enquanto Forbes, é contar essas histórias e proporcionar essas conexões“, disse Camarotti durante o evento, apresentado por Eudora, com patrocínio de Itaú Empresas e apoio de Veuve Clicquot.

Leia também

Entre as convidadas, Ana Fontes, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora, Costanza Pascolato, Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede de hotéis Blue Tree, Alcione Albanesi, fundadora da Amigos do Bem, Donata Meirelles, diretora da ForbesLife Fashion, a biomédica e pesquisadora Jaqueline Goes, e Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE.

O evento permite que mulheres de áreas e trajetórias distintas, mas com desafios muitas vezes semelhantes, troquem experiências, façam networking e construam amizades. “Esse é um momento muito especial para trocar temas individuais e também coletivos da mulher. Quanto mais a gente conversa, mais percebemos o quanto precisamos aprender com vitórias, recortes e desafios diferentes”, disse Renata Gomide, vice-presidente do Grupo Boticário.

“É importante ter um tempo para olhar para as mulheres e suas histórias, e para conhecer e trocar experiências. Muitas vezes, não temos esse espaço no dia a dia”, diz Luciana Barroso, líder da relações institucionais do Itaú.

Moda, liderança e autoestima

Cada vez mais, vemos mulheres ocupando posições estratégicas e de decisão nas grandes companhias. E isso inspira muitas outras a perseguirem seus objetivos com mais confiança. “Hoje, nosso maior interesse é ajudar mulheres que, por algum motivo, não conseguiram ter o espaço que gostariam e que poderiam ter pela sua capacidade”, disse Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, citando as ações de Eudora e do grupo como um todo. “Temos um cenário propício para a mulher estar cada vez mais onde ela quiser.”

A executiva, uma das Melhores CMOs na lista da Forbes 2023, e Samantha Almeida, diretora de marketing da TV Globo, participaram do primeiro painel do evento, mediado por Fernanda Almeida, subeditora da Forbes, falando sobre a relação entre moda, liderança e autoestima.

As líderes citaram os desafios enfrentados por mulheres para chegar à alta liderança no mercado da moda e no mundo corporativo de maneira geral. “Na minha jornada, primeiro eu tentei me encaixar. Depois, quis fazer algo que fazia sentido para mim. Acho que a nova geração já chega na segunda fase”, disse Samantha.

Protagonista da sua história

A jornalista e especialista no comportamento feminino Fabiana Scaranzi liderou o painel sobre empreendedorismo feminino, com a presença de Luciana Barroso, líder da área de relações institucionais no Banco Itaú, e Adriana Barbosa, CEO e fundadora da Feira Preta e do Preta Hub.

Luciana contou como construiu uma carreira de mais de 15 anos no mercado financeiro e lidou com a culpa que veio com a maternidade e a tentativa de equilibrar vida profissional e pessoal. “A presença das mulheres na liderança é um caminho sem retorno. E que bom que é assim”, disse Luciana. “Essa é uma conversa que precisamos ter entre mulheres e também com homens, porque é uma dinâmica construída em conjunto.”

Como os desafios e fracassos fazem parte de toda trajetória de carreira e empreendedorismo, Adriana Barbosa contou como lidou com as dificuldades ao longo da trajetória e seguiu em frente para criar seu negócio. “Estamos muito programados para focar no sucesso, mas o fracasso nos ajuda a chegar em outros lugares. Isso humaniza e aproxima”, disse a empreendedora.

Ao final, Fabiana Scaranzi dividiu o microfone com todas as convidadas, que disseram uma palavra sobre o que consideram mais importante para uma boa líder. “Autoconhecimento“, disse Adriana Barbosa. “Troca“, disse Luciana Barroso. “Curiosidade“, disse Costanza Pascolato. “Persistência”, disse Donata Meirelles.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Siga Forbes Mulher no Instagram

O post Forbes reúne Mulheres de Sucesso em evento sobre liderança feminina apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular

Exit mobile version