Connect with us

Agronegócio

Sem posicionamento não vai dar certo

Avatar

Published

on

Posicionamento é sobre direção, é sobre saber quem você é e sobre o que traduz aquilo em que você acredita

Um dos temas que mais tenho falado e pensado sobre ultimamente é posicionamento. Vejo muita gente por aí falando disso, mas de uma maneira um pouco limitada. Isso pode atrapalhar você na hora de entender a importância do posicionamento na sua vida profissional.

Posicionamento é algo multidimensional, o que significa que não dá para ser definido utilizando somente um fator. Posicionamento é algo que parte de você, mas que precisa ser validado pelo outro para ser legitimado. Por exemplo, eu posso decidir que quero me posicionar como uma pessoa sábia, mas, para que isso seja concretizado, preciso ser percebida pelo mundo como alguém sábia. Ou seja, não basta dizer, preciso externalizar isso em vários sentidos.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

E aí o processo começa a ficar legal. Primeiro, por que eu decidi que quero me posicionar como uma pessoa sábia? Isso condiz com quem eu sou, com o que admiro e vai me ajudar estrategicamente a atingir meus grandes objetivos? Se a resposta for sim, vamos para a segunda fase. O sábio é aquele que busca conhecimento, tem responsabilidade com o que fala ou faz, prefere estudar e aprimorar sua inteligência do que ficar falando besteiras, e também é alguém que tem autoconfiança, porque constrói suas crenças baseadas em fatos.

O problema é que muita gente nem chega na segunda fase. Pensam que o posicionamento é algo que elas decidem, e que externalizam apenas com a imagem, ou seja – vão lá, fazem fotos profissionais utilizando o arquétipo do sábio, colocam óculos, fazem poses de pensadores e a partir disso acreditam que está feito – serão vistos como sábios.

Essas pessoas, porém, estão em todos os eventos filmando tudo no olhar de leigo. Toda hora mudam sua comunicação de acordo com o que está em alta no momento, não estudam ou não mostram o quanto estudam, não leem ou não mostram o quanto leem, não se posicionam frente a assuntos com argumentos factuais e com confiança.

Nesse caso, você acha que aquela foto bastou? Ou que, na verdade, confundiu as pessoas, já que a aparência não está condizente com as atitudes?

Leia mais:

Como entrar no mundo bilionário da creator economy?
Minha maior lição de empreendedorismo
Copiar ou não copiar, eis a questão?

Um influenciador que quer se posicionar como verdadeiro, honesto, que se preocupa com sua audiência, e faz propaganda de algo que prejudica os outros (e só beneficia a si mesmo), é alguém que está, de fato, se posicionando de uma forma consistente?

A resposta é óbvia e você já sabe qual é. Um dos maiores pilares do posicionamento é uma palavra: COERÊNCIA. Sua imagem precisa ser coerente com suas atitudes, que precisam ser coerentes com suas crenças, e tudo isso precisa ser consistente no longo prazo. Se você não está disposto a abrir mão da recompensa imediata em busca da recompensa no longo prazo, esquece, não vai dar certo.

Nesses mais de 13 anos de internet, já vi tanta gente bombar e sumir, tanta gente passar anos construindo uma imagem e destruir tudo em questão de minutos. Isso acontece porque não listaram uma ordem de prioridade na hora de tomar uma decisão.

A ordem precisa ser a seguinte:

posicionamento. Faz sentido para mim, para o posicionamento que estou construindo? É bom para todos? Se a resposta for não, não faça.
resultado. O resultado disso tem mais chance de ser positivo ou negativo? Vai gerar retorno financeiro? Vai me ajudar a chegar mais perto dos objetivos que tenho de médio e longo prazo? Se a resposta for não, não faça.
viabilidade. Para fazer isso, precisarei abrir mão do que? Toda escolha implica em uma renúncia. Veja se vale a pena fazer essa escolha, aceitando a renúncia que será necessária.

Quantas vezes você já ficou sem saber se deveria dizer sim ou não para uma oportunidade, ou se um projeto que parece ser legal, é realmente importante e deve ser levado adiante, ou se não passa de uma ideia legal que não faz sentido para você e para o seu plano?

Posicionamento é sobre quem você é, sobre aquilo em que você acredita e sobre como quer que os outros te vejam e te percebam.

Não dá para criar uma imagem fictícia e esperar que isso seja sustentável no longo prazo. Todas as máscaras caem, e, quando você entra em uma crise existencial porque não se identifica com o posicionamento público que estabeleceu para si mesmo na hora de produzir conteúdo ou de vender na internet, o negócio fica pior.

Posicionamento também é sobre direção. Saber quem você é e aquilo que traduz o que você acredita, é essencial, o primeiro passo. Porém, saber isso, mas não fazer ideia de PARA ONDE você está indo, vai te fazer ficar mais confuso e sem noção do que fazer agora. Qual é seu sonho grande? Onde você quer chegar? O que quer conquistar? Esse sonho grande é seu norte, o que te dará uma direção clara.

A partir do estabelecimento dessa etapa, aí sim faz sentido montar um planejamento de ações práticas para chegar no objetivo. Nesse planejamento, você define os projetos, ações com base no quanto eles fazem sentido para o sonho grande, e aí tudo fica mais fácil de decidir.

Eu descobri meu sonho grande quando estava no fundo do poço. Quando não sabia para onde ir, o que fazer, e me atolava de trabalho com a desculpa mental de que “eu estava fazendo o meu melhor”. Mas um pensamento mudou minha vida, e espero que mude a sua. Se você não está tendo os resultados positivos que espera (seja eles no âmbito profissional ou pessoal), então você não precisa FAZER MAIS do que já está fazendo, e sim FAZER DIFERENTE.

A falta de resultados não é um indicativo para aumentar o quanto você está fazendo, e sim que você deve analisar o panorama geral e mudar.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Espero que te ajude, e que, a partir de agora, o posicionamento seja uma libertação para você, um potencializador do seu negócio e dos seus resultados.

Te encontro semana que vem, beijo!

Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, escritora, mentora e influenciadora. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos. Foi reconhecida no ranking Forbes Under 30 em 2018 e é pós graduada em Filosofia. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte, do IMATIZE e autora do livro O Jovem Digital.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

 

O post Sem posicionamento não vai dar certo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agronegócio

Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu nesta terça-feira (27) suas previsões para as exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em agosto.

Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024

Segundo relatório baseado nos embarques e na programação de navios, a exportação de soja brasileira deve alcançar 7,74 milhões de toneladas em agosto, ante 8,16 milhões na previsão da semana anterior.

Leia também

Se confirmado, o embarque representará um aumento de cerca de 172 mil toneladas na comparação com os volumes embarcados no mesmo mês do ano passado.

A exportação de farelo de soja do Brasil foi estimada em 2 milhões de toneladas neste mês, contra 2,39 milhões na estimativa da semana anterior e 1,97 milhão em agosto de 2023, segundo dados da Anec.

Siga a ForbesAgro no Instagram

Já a exportação de milho foi prevista em 6,61 milhões de toneladas, versus 7 milhões de toneladas previstas na semana anterior.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O embarque de milho do Brasil em agosto ainda cairia na comparação com igual mês de 2023, quando o país exportou 9,25 milhões de toneladas.

Escolhas do editor

O post Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Agronegócio

Dólar hoje vai a R$ 5,53 com mercado ainda reagindo ao exterior e IPCA-15

Avatar

Published

on

By

O dólar hoje abriu em alta de 0,49%, cotado a R$ 5,5365. Ontem, no fechamento, a moeda americana foi comercializada a R$ 5,5021, uma alta de 0,08%.

Hoje, o mercado continua reagindo aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (27).

Os dados apontam que o indicador desacelerou para 0,19% em agosto, alinhando-se com as projeções dos economistas. Em um período de 12 meses, a inflação atingiu 4,35%, levemente abaixo do limite superior da meta do Banco Central, que é de 4,5%. O IPCA-15 serve como uma “prévia” da inflação oficial medida pelo IPCA, devido a um período de coleta diferente: em vez de calcular a variação dos preços do primeiro ao último dia do mês, considera o intervalo entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês atual.

Publicidade

Nesse caso, o período foi de 16 de julho a 14 de agosto. A desaceleração ocorre em um momento de crescente expectativa sobre os próximos passos da política monetária do Banco Central (BC). Membros do BC têm discutido a possibilidade de aumentar a taxa Selic na próxima reunião, em setembro, para trazer a inflação de volta ao centro da meta.

Atualmente em 10,50% ao ano, a taxa de juros é o principal mecanismo do BC para controlar a inflação. O objetivo de inflação da instituição é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e principal candidato a assumir a presidência do Banco Central em 2025, reiterou em um evento na segunda-feira que o BC está adotando uma postura cautelosa e “dependente de dados” para futuras decisões de política monetária, considerando “todas as opções em aberto” para a reunião de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Nas últimas semanas, o mercado tem acompanhado de perto as declarações de Galípolo e do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, buscando pistas sobre o rumo da política de juros. Na última terça-feira, um aparente desencontro entre os dois resultou em uma valorização do dólar.

Cenário externo

Externamente, o dólar ainda reflete uma maior cautela por parte dos investidores diante da intensificação das tensões no Oriente Médio e das expectativas em torno da magnitude do corte de juros nos Estados Unidos.

Durante o simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), declarou que “é o momento” de reduzir os juros, confirmando a expectativa de que o ciclo de flexibilização monetária deve começar na próxima reunião do Fed, em setembro.

Publicidade

Agora, os investidores aguardam a divulgação de novos dados econômicos para ajustar suas expectativas sobre o tamanho da redução. Na ferramenta CME FedWatch, 71,5% dos participantes do mercado veem uma probabilidade de corte de 0,25 ponto percentual, enquanto 28,5% apostam em um corte maior, de 0,50 ponto.

A principal divulgação da semana ocorrerá na sexta-feira com o relatório do índice de preços PCE de julho, o indicador de inflação preferido do Fed. Na quinta-feira, dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) podem fornecer mais informações sobre o estado da economia americana.

Até agora, o dólar subiu 0,41% na semana, teve recuo de 2,69% no mês e alta de 13,39% no ano.

Continue Reading

Agronegócio

Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia! Estamos na quarta-feira, 28 de agosto.

Cenários

A notícia mais importante desta quarta-feira (28) vai demorar para acontecer. Apenas à noite, após o fechamento do mercado, será divulgado o resultado da empresa americana NVidia referente ao segundo trimestre de 2024.

Leia também

Vista como um barômetro para investimentos das empresas de tecnologia em Inteligência Artificial (IA), a Nvidia deve projetar um crescimento de receita de cerca de 10% no segundo trimestre para US$ 28,6 bilhões, ante os US$ 26,0 bilhões do primeiro trimestre. Qualquer decepção certamente agitará os mercados, dado o peso da empresa nos índices dos EUA.

No primeiro trimestre, para a empresa encerrado em 28 de abril, a NVidia anunciou um lucro por ação de US$ 5,98, alta de 18% ante o trimestre anterior e de 262% ante o mesmo período do ano passado.

Como principal beneficiária do boom da inteligência artificial, a Nvidia viu seu valor de mercado aumentar nove vezes desde o final de 2022. No entanto, após atingir um recorde em junho e brevemente se tornar a empresa mais valiosa do mundo, a Nvidia perdeu quase 30% do seu valor nas sete semanas seguintes, o que resultou em uma queda de aproximadamente US$ 800 bilhões em valor de mercado.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Perspectivas

Os resultados da Nvidia serão divulgados semanas após seus gigantes da tecnologia terem divulgado os resultados. O nome da empresa foi citado durante essas chamadas com analistas, à medida que Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon e Tesla gastam pesadamente em unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia para treinar modelos de IA e executar pesadas cargas de trabalho.

Nos últimos três trimestres, a receita da Nvidia mais que triplicou em termos anuais, com a grande maioria do crescimento vindo do negócio de data centers. Os analistas esperam um quarto trimestre consecutivo de crescimento de três dígitos. A partir daqui, as comparações ano a ano se tornam muito mais difíceis, e o crescimento deve desacelerar em cada um dos próximos seis trimestres.

Indicadores

Brasil

Caged (Jul)

Esperado: ND
Anterio: 201,71 mil vagas

Estados Unidos

Estoques de petróleo bruto

Esperado: ND
Anterior: 2,7 milhões de barris

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O post Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Popular