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O esquema de dose única para vacinação contra HPV

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Getty Images

Vacina contra HPV agora é em dose única

O Ministério da Saúde anunciou, no início do mês, que a vacinação contra o HPV no Brasil passa a ser feita em dose única. Até então, vínhamos utilizando no Sistema Único de Saúde (SUS) um esquema de duas doses da vacina quadrivalente para combater a infecção pelo vírus, que é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero e outros tipos de tumores, como de pênis, vulva, vagina, canal anal e orofaringe.

A decisão é extremamente importante em termos de estratégia vacinal no país. 

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Primeiro porque há pelo menos três estudos, de larga amplitude, com um número muito elevado de mulheres que mostram que uma dose de vacina já promove um efeito bastante protetor. Isso significa que, talvez, a segunda dose não seja tão imprescindível como se pensava no passado, o que leva a uma economia de doses de vacina e uma aderência maior da população. 

O segundo aspecto muito importante é em relação à extensão da imunização a pessoas de até 19 anos de idade. A vacina tem um efeito mais protetor contra as infecções dos subtipos mais graves do HPV, dos 9 aos 14 anos de idade, faixa etária que procura garantir a imunização antes do início da vida sexual. Mas esse efeito protetor ainda existe, sim, até o início da idade adulta. 

Então, segundo a decisão, a partir de agora, meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade e adolescentes até 19 anos não vacinados devem receber uma dose da vacina HPV disponível no SUS. As recomendações para os demais grupos (imunossuprimidos e vítimas de violência sexual), seguem com o esquema anterior, de até três doses.

Portanto, este é um avanço muito importante ampliar a cobertura vacinal para esse grupo de pessoas na tentativa de reduzir o nível de infecções pelo HPV, prevenindo lesões pré-malignas e o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

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Agronegócio

Mercado do boi gordo segue favorável, mas há ponto de atenção

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Foto: Comex do Brasil/divulgação

O mercado físico do boi terminou a semana com preços firmes. Tocantins registrou as principais altas durante esta sexta-feira (2).

De acordo com o analista da consultoria Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, é importante mencionar que no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o mercado também está firme.

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“O mercado ainda conta com uma expectativa favorável durante a primeira quinzena do mês, considerando a excelente demanda prevista para o período. Como ponto de atenção segue a situação da avicultura de corte brasileira, ainda impossibilitada de vender carne de frango com destino ao mercado chinês. Caso esse processo de auto embargo se prolongue mais do que o esperado, é provável que parte do produto seja disponibilizado no mercado doméstico, podendo produzir desequilíbrio e até mesmo interferir na formação de preço das proteínas concorrentes”.

Preços da arroba do boi

São Paulo: R$ 230,62

Goiás: R$ 224,57

Minas Gerais: R$ 221,88

Mato Grosso do Sul: R$ 228,16

Mato Grosso: R$ 209,31

Mercado atacadista

Foto: Abiec

O mercado atacadista fecha a semana apresentando preços acomodados para a carne bovina. Segundo Iglesias, são boas as perspectivas para a primeira quinzena do mês, considerando o adicional de demanda durante o Dia dos Pais.

O quarto traseiro segue precificado a R$ 17,00 por quilo. A ponta de agulha ainda é cotada a R$ 12,50 por quilo. O quarto dianteiro segue no patamar de R$ 13,00 por quilo.

Câmbio

O dólar comercial encerrou a sessão em baixa de 0,44%, sendo negociado a R$ 5,7092 para venda e a R$ 5,7071 para compra. Durante o dia, a moeda norte-americana oscilou entre a mínima de R$ 5,6988 e a máxima de R$ 5,7931. Na semana, a moeda teve valorização de 0,92%.

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Agronegócio

Forbes celebra os melhores CMOs do Brasil em evento

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Foto: Ale Virgilio

Antonio Camarotti durante o evento em homenagem aos Melhores CMOs do Brasil

Nesta sexta-feira (2), Antonio Camarotti, publisher e CEO da Forbes Brasil, e Luiz Gustavo Pacete, editor de Forbes Tech e MKT, receberam no restaurante Fasano, em São Paulo, os principais nomes do marketing nacional para celebrar a lista de Melhores CMO’s do Brasil, publicada desde 2020 pela revista.

“A editoria de Forbes Marketing é diferente de outros veículos, nós prezamos por trazer a intersecção entre os CMOs e outros C-Levels, principalmente os CEOs e CFOs. Este evento representa isso”, diz Camarotti.

O evento contou com a participação de homenageados de edições anteriores, além da premiação dos escolhidos de 2024. “Foi uma honra receber esse reconhecimento no ano em que eu completo 25 anos de carreira”, celebra Juliana Roschel, CMO do Nubank.

Fernando Mode, CEO do Grupo Boticário, abriu as apresentações da tarde com insights sobre a relação do marketing com as diferentes áreas de uma instituição. “Antes de assumir a cadeira de CEO, fui CFO do Boticário por 11 anos. Então, eu entendo a importância da multidisciplinaridade, das lideranças transitarem entre os setores para que elas tragam ideias diferentes e soluções fora do esperado.”

Patrocinado por iDTBWA, Globo, Samsung Ads e TM1, o encontro proporcionou trocas relevantes entre os líderes que elevaram suas marcas a novos patamares e integraram com precisão novas tecnologias e ferramentas em empresas como L’Oréal, iFood, Netflix, Localiza, Ypê, PicPay, Banco Original, Nubank, Vulcabras, BYD e Volkswagen.

“A IA chegou para alavancar nossas possibilidades, escalar soluções, analisar dados e ajudar com ideias, mas sempre aliada à força humana”, compartilhou Cintia Hachiya, CMO do Picpay e do Banco Original.

Roger Corassa, VP de vendas e marketing da Volkswagen, complementa: “Após a campanha ‘Gerações’, nós aprendemos muito sobre a inteligência artificial. Principalmente sobre como podemos transmitir emoções e pensar na tecnologia de forma organizada e respeitosa para o bem de todos.”

“Toda campanha precisa de sucessão e consistência. Eu procuro olhar mais para o que está por trás da comunicação e tentar colaborar com os impactos que a gente quer passar por meio dos valores que queremos transmitir nas campanhas.

Para além da força tecnológica, os executivos destacaram a importância do trabalho em equipe e da qualificação dos times para que grandes campanhas sejam produzidas. “O que me trouxe até aqui foi a capacidade de escolher equipes de ponta. É uma honra estar em uma lista Forbes, mas esse prêmio não é só meu, é de todos os colaboradores que encantam diariamente nossos clientes”, diz Carlos Sarquis, diretor de marketing, internacional e franchising da Localiza&Co.






















































Escolhas do editor

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Agronegócio

Governo manda recolher 16 marcas de café impróprias para consumo; veja lista

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Foto: Mapa/divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de 16 novas marcas de café torrado desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido.

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Os produtos desclassificados são considerados impróprios para consumo e deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis após a fase de análise dos laudos laboratoriais e cientificação das empresas responsáveis pelos produtos quanto aos resultados.

A ação está respaldada pelo artigo 29-A do decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

O Mapa orienta que quem tenha adquirido esses produtos deixe de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso seja encontrada alguma dessas marcas sendo comercializada, o ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

“Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, afirma Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.

As ações fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa diminuir a ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.

O Mapa lembra que a adição de matérias estranhas ou elementos estranhos ao café é considerada fraude, gernado dano ao consumidor, motivo pelo qual o produto foi incluído nas ações do programa.

Veja quais marcas e lotes não devem ser consumidos:

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