Connect with us

Agronegócio

O que bancos estão fazendo para proteger sua conta de golpes e invasões

Avatar

Published

on

Uma cena comum, principalmente nos grandes centros: o cidadão caminha pela rua com o celular nas mãos. De repente, um assaltante chega, toma o aparelho telefônico – desbloqueado ou não – e foge. Passados poucos minutos, várias transferências via Pix são realizadas da conta bancária digital da vítima para a conta de terceiros.

De acordo com dados levantados pelo Reclame Aqui a pedido do E-Investidor, somente no primeiro trimestre deste ano 445 reclamações referentes a furto de celular seguido de invasão bancária foram feitas no site. Devido aos esforços policiais de combate a esse crime, os números são menores do que o observado no mesmo período do ano passado, de 544 reclamações.

Leia também: Histórias de invasão e roubo de conta bancária e o que aprender com elas

Carlos Rafael Neves, professor do curso de Ciências de Dados e Negócios da ESPM e engenheiro da computação, explica que os softwares que fazem o desbloqueio de celulares não são novidades. E uma vez na posse do aparelho, não é complexo obter informações sensíveis, como CPF e e-mail, essenciais para trocar a senha de aplicativos de banco.

“Os bancos que não têm agência física dependem de senha de bloqueio e uma série de fatores atrelados ao celular”, ressalta Neves, que afirma ter um aparelho à parte, justamente para aplicativos bancários. “Como sei de todas as tantas formas de invasão, sou neurótico com a questão.”

Como a Geração TikTok está invadindo o mercado financeiro no Brasil

Como se proteger contra invasão de contas bancárias

Existem algumas formas de tentar se proteger contra a invasão de contas bancárias, como utilizar as pastas de segurança disponibilizadas nos próprios aparelhos, evitar deixar fotos de documentos e senhas salvas no smartphone e utilizar o “Celular Seguro”.

Publicidade

Por meio desse novo aplicativo, desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o usuário consegue bloquear instantaneamente contas bancárias, o IMEI – número de identificação único de cada celular – e linhas telefônicas do aparelho, com uma única solicitação. Para isso, basta baixar o app e incluir as informações a respeito do smartphone. O bloqueio pode ser feito por meio de um contato de sua confiança ou pelo navegador, em um computador.

Entenda mais: O passo a passo do que fazer em caso de perda ou roubo do celular

Não é só por meio do furto de celular que os criminosos invadem as contas bancárias. Hoje, há uma variedade de golpes com invasão dos aplicativos financeiros da vítima. O golpe da “falsa central telefônica” serve de exemplo. Nele, os golpistas ligam para clientes de determinado banco, se passando por funcionários da instituição. Na chamada, pedem dados sensíveis, como CPF e número de cartão, para “confirmar” supostas compras on-line não reconhecidas pela vítima. Aí os criminosos obtêm os dados necessários para invadir as contas bancárias.

Eterna corrida

Apesar de o usuário também ter recursos para proteção própria, de acordo com a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os bancos respondem por fraudes e delitos causados por terceiros nas operações bancárias. Ou seja, essas instituições devem fortalecer o seu arcabouço tecnológico para prevenir ou minimizar a ocorrência das invasões.

Por isso, o E-Investidor consultou os maiores bancos do País – Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB3, ITUB4), Santander (SANB11), Bradesco (BBDC3, BBDC4), Nubank (ROXO34), Caixa e BTG Pactual (BPAC11) – sobre as iniciativas relacionadas à segurança digital. Entre eles, o BTG decidiu não se manifestar, enquanto o Santander não retornou os questionamentos até a publicação desta reportagem.

Veja a seguir o que as maiores instituições financeiras do país oferecem de segurança digital aos clientes.

Itaú Unibanco

De acordo com o Itaú Unibanco, todas as operações bancárias são submetidas a monitoramento de riscos. Esse acompanhamento é feito por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA), que analisam dados em tempo real. Em outras palavras, as IAs verificam as transações para identificar eventuais suspeitas de tentativas de fraudes ou golpes, além de solicitar confirmações adicionais ao cliente quando alguma movimentação não habitual for detectada.

Dentre as opções de segurança ao cliente, o banco dispõe de autenticação por biometria, conexão com carteiras digitas, bloqueio temporário de cartão diretamente no aplicativo, emissão de cartão virtual, limites de Pix customizáveis, aviso de SMS para movimentações bancárias, notificação de compras futuras, entre outras funcionalidades.

Imposto de Renda 2024: Receita alerta para novo golpe na declaração

“O banco também conta com atendimento exclusivo para contestação de golpes, fraudes e bloqueios por perda e roubo, com funcionamento 24 horas nos 7 dias na semana. Ao identificar palavras-chave que remetam a estes casos citados, a ligação é direcionada de forma imediata para um atendente especializado para breve resolução do caso”, diz o Itaú, em nota enviada ao E-Investidor.

Por fim, o banco reforça que, ao ser vítima de golpe ou fraude, o cliente deve contatar imediatamente o banco para bloqueio temporário de senhas, produtos ou serviços e registrar um boletim de ocorrência (BO) para que as autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias

Bradesco

O Bradesco reforça que há várias camadas de segurança no aplicativo. O acesso ao “app”, por exemplo, é feito por meio de reconhecimento facial ou senha. Além disso, o monitoramento de operações bancárias ocorre com o auxílio de modelos estatísticos e análise humana em tempo integral (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Publicidade

A “BIA”, inteligência artificial do Bradesco, também possui funcionalidade para prevenir golpes e fraudes. Caso uma transação fique retida para análise de segurança, a BIA contata o cliente por WhatsApp (com uma conta oficial) para confirmar a operação. Caso desconheça, o banco cancela o Pix.

Este mesmo modelo de prevenção também é utilizado na confirmação de gastos com cartão de crédito. A conta oficial no WhatsApp possui o selo de verificação e o contato acontece exclusivamente por mensagem de texto.

Leia mais: Com os juros em queda, é hora de comprar imóvel e carro?

Os clientes que receberem mensagens suspeitas ou se depararem com tentativas de golpe na internet, como sites falsos do banco, podem enviar as denúncias para o e-mail “evidencia@bradesco.com.br”. “Sites falsos são ‘derrubados’ diariamente, bem como as empresas de telefonia são contatadas para desabilitar números de telefones utilizados para fraude e golpe”, afirma o Bradesco, em nota enviada ao E-Investidor.

Em caso de perda, roubo ou furto, o Bradesco orienta os clientes a entrar em contato com o banco para que seja feito o bloqueio das credenciais de acesso, senhas e chaves de segurança. Basta ligar para o Fone Fácil (4002-0022) e falar “Roubo de Celular”, que o cliente será orientado a como agir.

Nubank

O Nubank disponibiliza uma série de recursos para ampliar a proteção dos clientes do banco digital. O “Modo Rua”, por exemplo, permite que os usuários selecionem redes de wifi “confiáveis”, em que todas as funções do aplicativo poderão ser usadas. Já quando o consumidor está fora de casa, o app poderá ter algumas funcionalidades limitadas, como o valor de transferências via Pix, Ted e pagamento de boletos.

Recentemente, o neobanco também lançou o “Chamada verificada”, uma atualização que permite aos usuários checar na tela inicial do aplicativo se estão de fato em uma ligação realizada pelo Nubank, quando receberem um contato telefônico. Essa iniciativa funciona como uma frente de combate ao famoso golpe da “falsa central telefônica”.

Nubank simplifica aplicativo de investimentos; veja o que muda

“Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil”, afirma Fabiola Marchiori, VP de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank.

Há também o “Alô protegido”, função que bloqueia ligações suspeitas de terem origem em falsas centrais de atendimento. A companhia reforça em todos os seus canais que nunca solicita que clientes baixem aplicativos, forneçam dados pessoais ou troquem senhas durante ligações. Diante de qualquer suspeita, basta desligar a chamada e procurar a empresa diretamente pelos canais oficiais de atendimento.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil afirma investir “constantemente e massivamente” em ações de conscientização sobre os principais golpes financeiros. Além de campanhas publicitárias (com filmes em TV aberta, spots em rádios, peças em mídia exterior e redes sociais), o banco disponibiliza conteúdo com orientações e dicas em seus principais canais de comunicação e relacionamento.

Publicidade

Em caso de roubo de celular, o Banco do Brasil recomenda que o cliente entre em contato imediatamente com o banco para bloquear o aplicativo. Além das agências físicas, clientes do BB contam com atendimento via Central de Relacionamento pelos telefones 4001-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais localidades), em tempo integral.

Confira ainda: Bancos públicos surpreendem e ignoram Copom em suas taxas de juros

O banco também recomenda que o usuário baixe o aplicativo “Celular Seguro” para bloqueio do aparelho em caso de furto. Além disso, a instituição aponta algumas iniciativas importantes, que podem ajudar a minimizar os riscos, como ajustar o tempo de tela do telefone para que o bloqueio ocorra após alguns segundos sem uso, utilizar biometria facial ou digital para desbloqueio e não guardar fotos de documentos ou cartões de crédito na galeria.

“Manter os apps e o sistema do celular sempre atualizados para corrigir possíveis brechas de segurança, personalizar os limites de movimentação de acordo com a real necessidade e utilizar duplo fator de autenticação, principalmente nos aplicativos de bancos e redes sociais, são medidas que contribuem para agregar segurança”, diz o BB.

Caixa

Segundo a Caixa, quando identificados casos suspeitos de fraude bancária, o banco atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações que combatem tais ocorrências. O banco destaca, ainda, que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas que visam mitigar o risco de segurança em seus processos e canais de atendimento.

Em caso de ligação feita por suposto funcionário do banco em que informações sensíveis sejam solicitadas (como senha, número de cartões ou que o suposto atendente ofereça ajuda para acessar o aplicativo), o cliente deve desligar o telefone. Depois, o recomendado é entrar em contato por meio do WhatsApp da instituição (0800 104 0140) ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no número 0800 726 0101. Esses mesmos contatos devem ser usados para contestação de transações não reconhecidas pelos clientes.

E mais: Conheça a lenda da Bolsa que possui 9,6% da OSX (OSXB3), de Eike Batista

A Caixa ressalta ainda, que:

> Não entra em contato solicitando a senha ou dados de acesso à conta ou aplicativos;
> Não recolhe cartões mesmo que estejam cancelados, com defeito, vencidos ou destruídos;
> Não pede aos clientes que façam depósitos em contas bancárias;
> Não envia link por SMS;
> Não envia links para atualização cadastral, desbloqueio de contas ou cadastramento de chave Pix;
> Não entra em contato solicitando o desbloqueio de um novo dispositivo (smartphone) para acessar aplicativos ou sistemas do banco;
> Não solicita que você faça o download de nenhum aplicativo que não sejam os oficiais da Caixa.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agronegócio

Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu nesta terça-feira (27) suas previsões para as exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em agosto.

Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024

Segundo relatório baseado nos embarques e na programação de navios, a exportação de soja brasileira deve alcançar 7,74 milhões de toneladas em agosto, ante 8,16 milhões na previsão da semana anterior.

Leia também

Se confirmado, o embarque representará um aumento de cerca de 172 mil toneladas na comparação com os volumes embarcados no mesmo mês do ano passado.

A exportação de farelo de soja do Brasil foi estimada em 2 milhões de toneladas neste mês, contra 2,39 milhões na estimativa da semana anterior e 1,97 milhão em agosto de 2023, segundo dados da Anec.

Siga a ForbesAgro no Instagram

Já a exportação de milho foi prevista em 6,61 milhões de toneladas, versus 7 milhões de toneladas previstas na semana anterior.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O embarque de milho do Brasil em agosto ainda cairia na comparação com igual mês de 2023, quando o país exportou 9,25 milhões de toneladas.

Escolhas do editor

O post Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Agronegócio

Dólar hoje vai a R$ 5,53 com mercado ainda reagindo ao exterior e IPCA-15

Avatar

Published

on

By

O dólar hoje abriu em alta de 0,49%, cotado a R$ 5,5365. Ontem, no fechamento, a moeda americana foi comercializada a R$ 5,5021, uma alta de 0,08%.

Hoje, o mercado continua reagindo aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (27).

Os dados apontam que o indicador desacelerou para 0,19% em agosto, alinhando-se com as projeções dos economistas. Em um período de 12 meses, a inflação atingiu 4,35%, levemente abaixo do limite superior da meta do Banco Central, que é de 4,5%. O IPCA-15 serve como uma “prévia” da inflação oficial medida pelo IPCA, devido a um período de coleta diferente: em vez de calcular a variação dos preços do primeiro ao último dia do mês, considera o intervalo entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês atual.

Publicidade

Nesse caso, o período foi de 16 de julho a 14 de agosto. A desaceleração ocorre em um momento de crescente expectativa sobre os próximos passos da política monetária do Banco Central (BC). Membros do BC têm discutido a possibilidade de aumentar a taxa Selic na próxima reunião, em setembro, para trazer a inflação de volta ao centro da meta.

Atualmente em 10,50% ao ano, a taxa de juros é o principal mecanismo do BC para controlar a inflação. O objetivo de inflação da instituição é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e principal candidato a assumir a presidência do Banco Central em 2025, reiterou em um evento na segunda-feira que o BC está adotando uma postura cautelosa e “dependente de dados” para futuras decisões de política monetária, considerando “todas as opções em aberto” para a reunião de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Nas últimas semanas, o mercado tem acompanhado de perto as declarações de Galípolo e do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, buscando pistas sobre o rumo da política de juros. Na última terça-feira, um aparente desencontro entre os dois resultou em uma valorização do dólar.

Cenário externo

Externamente, o dólar ainda reflete uma maior cautela por parte dos investidores diante da intensificação das tensões no Oriente Médio e das expectativas em torno da magnitude do corte de juros nos Estados Unidos.

Durante o simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), declarou que “é o momento” de reduzir os juros, confirmando a expectativa de que o ciclo de flexibilização monetária deve começar na próxima reunião do Fed, em setembro.

Publicidade

Agora, os investidores aguardam a divulgação de novos dados econômicos para ajustar suas expectativas sobre o tamanho da redução. Na ferramenta CME FedWatch, 71,5% dos participantes do mercado veem uma probabilidade de corte de 0,25 ponto percentual, enquanto 28,5% apostam em um corte maior, de 0,50 ponto.

A principal divulgação da semana ocorrerá na sexta-feira com o relatório do índice de preços PCE de julho, o indicador de inflação preferido do Fed. Na quinta-feira, dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) podem fornecer mais informações sobre o estado da economia americana.

Até agora, o dólar subiu 0,41% na semana, teve recuo de 2,69% no mês e alta de 13,39% no ano.

Continue Reading

Agronegócio

Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia! Estamos na quarta-feira, 28 de agosto.

Cenários

A notícia mais importante desta quarta-feira (28) vai demorar para acontecer. Apenas à noite, após o fechamento do mercado, será divulgado o resultado da empresa americana NVidia referente ao segundo trimestre de 2024.

Leia também

Vista como um barômetro para investimentos das empresas de tecnologia em Inteligência Artificial (IA), a Nvidia deve projetar um crescimento de receita de cerca de 10% no segundo trimestre para US$ 28,6 bilhões, ante os US$ 26,0 bilhões do primeiro trimestre. Qualquer decepção certamente agitará os mercados, dado o peso da empresa nos índices dos EUA.

No primeiro trimestre, para a empresa encerrado em 28 de abril, a NVidia anunciou um lucro por ação de US$ 5,98, alta de 18% ante o trimestre anterior e de 262% ante o mesmo período do ano passado.

Como principal beneficiária do boom da inteligência artificial, a Nvidia viu seu valor de mercado aumentar nove vezes desde o final de 2022. No entanto, após atingir um recorde em junho e brevemente se tornar a empresa mais valiosa do mundo, a Nvidia perdeu quase 30% do seu valor nas sete semanas seguintes, o que resultou em uma queda de aproximadamente US$ 800 bilhões em valor de mercado.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Perspectivas

Os resultados da Nvidia serão divulgados semanas após seus gigantes da tecnologia terem divulgado os resultados. O nome da empresa foi citado durante essas chamadas com analistas, à medida que Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon e Tesla gastam pesadamente em unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia para treinar modelos de IA e executar pesadas cargas de trabalho.

Nos últimos três trimestres, a receita da Nvidia mais que triplicou em termos anuais, com a grande maioria do crescimento vindo do negócio de data centers. Os analistas esperam um quarto trimestre consecutivo de crescimento de três dígitos. A partir daqui, as comparações ano a ano se tornam muito mais difíceis, e o crescimento deve desacelerar em cada um dos próximos seis trimestres.

Indicadores

Brasil

Caged (Jul)

Esperado: ND
Anterio: 201,71 mil vagas

Estados Unidos

Estoques de petróleo bruto

Esperado: ND
Anterior: 2,7 milhões de barris

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O post Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Popular