Connect with us

Agronegócio

“Nosso principal valor é gerar emoções”, diz CEO da iDTBWA sobre IA na publicidade

Avatar

Published

on

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Camila Costa, CEO da iDTBWA, se prepara para levar a agência para os EUA

Camila Costa, sócia e CEO da agência iDTBWA, construiu sua trajetória guiada pela inovação. “Meu tesão está em começar uma coisa que ainda não foi feita”, diz. Com redes sociais, inteligência artificial e novas tecnologias, ela está bem servida. “Nosso mercado está mudando completamente, e a característica mais importante para um líder hoje é a flexibilidade.”

No início da pandemia, a agência lançou a primeira live store no mercado brasileiro para a Claro, um projeto que inaugurou o laboratório de inovação da empresa, o iDx. “Capturamos todas as tendências e tecnologias novas para aplicar junto com os clientes.”

Leia também

Hoje, a inteligência artificial já é usada para automatizar diferentes processos na agência, desde o planejamento até insights para a criação. Camila não acredita no uso da IA para o produto final, apesar de a própria iDTBWA já ter feito posts e projetos com a tecnologia. “Nossa indústria não pode correr o risco de fomentar tanto a IA a ponto de que ela mesma não se justifique mais.”

A IA analisa padrões, mas não tem a capacidade de se conectar com a cultura local e entender o que faz sentido naquele momento e como é o consumidor. Isso faz com que os profissionais se desafiem a ser mais estratégicos. “Nosso principal valor é a criatividade e a capacidade de gerar emoções. Os criativos têm sempre uma sacada nova, uma coisa que nunca foi feita. E a gente sabe que as ferramentas de IA aprendem com coisas passadas.”

Levando marcas brasileiras para os EUA

Em busca do novo, a executiva não se acomoda na cadeira. Está sempre pensando no próximo passo. No caso da iDTBWA, é expandir a atuação da agência para os Estados Unidos, onde Camila está morando desde o ano passado para estudar esse mercado. “Entendi que existia uma oportunidade no mercado com muitas marcas brasileiras querendo exportar e levar seu negócio para os Estados Unidos”, diz ela, que se divide entre EUA e Brasil.

O primeiro ano foi principalmente de adaptação para toda a família – Camila foi para os EUA com o marido e os dois filhos. O segundo foi focado em estudar o mercado local e encontrar possíveis parceiros.

A ideia da nova operação é aproveitar as vantagens que a agência pode ter conectando marcas brasileiras em solo americano. “Se uma marca trabalha só no digital, tudo que não demanda conhecimento local eu consigo fazer no Brasil, e a gente tem um diferencial competitivo de preço”, diz. As empresas brasileiras não vão precisar contratar serviços em dólar nem lidar com agências americanas com atendimentos mais diretos e automatizados.

Nesse processo de expansão, a brasileira tem respaldo do Grupo Omnicom, sediado em Nova York, do qual a iDTBWA faz parte, e o apoio de um núcleo de inteligência de mercado da TBWA em Singapura.

Mas se as marcas brasileiras querem ir para lá, o caminho contrário também vem acontecendo. A iDTBWA tem ajudado marcas globais como Lipton e Mailchimp a entrar no mercado brasileiro.

Liderança feminina na publicidade

Camila lidera a iDTBWA há 10 anos. Quando assumiu, era uma das únicas nesse mercado, mas nos últimos anos, e especialmente agora, mulheres passaram a liderar algumas das maiores agências do país. “Para mim, 2024 foi o ano da liderança feminina nas agências.”

O mercado publicitário, historicamente masculino, resistiu à mudança por mais tempo do que outras indústrias, mas precisou se mexer. “Temos grandes líderes nas empresas hoje, e quando as mulheres estão em posição de decisão, elas fomentam e cobram que do outro lado da mesa também exista uma mulher.”

A proporção feminina nos cargos de CEO nas agências brasileiras ainda deixa a desejar: 15%, contra 57% no quadro geral, segundo levantamento da consultoria Gestão Kairós, de 2023. A partir da gerência, profissionais mulheres representam 49% dos líderes, mas dificilmente conseguem quebrar o teto de vidro e chegar à posição mais alta.

Camila fez isso com uma combinação de mérito e sorte – na sua própria visão. A publicitária de formação sempre gostou da parte mais analítica da profissão, o que também a destacou para subir na carreira. “Olhar o pragmatismo do negócio sempre foi uma característica minha. E hoje o marketing é cada vez mais cobrado por gerar resultado.”

Guiada pelo novo

Sem medo da mudança, no início da carreira Camila deixou um cargo de gerência para ser assistente em uma agência pioneira no digital. “Desde 2006, esse é o meu dia a dia”, diz a CEO da iDTBWA, que também se posicionou no business do digital.

Mais tarde, já como diretora, foi passar uma temporada estudando inglês nos Estados Unidos. Na volta, a agência foi vendida para um grande grupo internacional e ela foi a primeira a dizer que iria para Londres fazer a ponte entre os escritórios.

A mudança faz parte da sua vida e carreira desde cedo. Camila nasceu em São Paulo, mas se mudou para Salvador aos 10 anos com a família. Foi na capital baiana que começou sua carreira e incorporou referências que guiaram sua trajetória. “Tive contato com uma cultura e pessoas completamente diferentes, o que me abriu muitas oportunidades.”

A falta de oportunidade do mercado regional a levou a traçar um caminho comum no mercado publicitário. Recém-formada, com 22 anos, teve a oportunidade de voltar a São Paulo para criar uma filial da agência onde trabalhava. “Consegui fazer a agência crescer e contratar bastante gente.”

Nessa época, que marcou sua carreira, liderou uma ação para a Sempre Livre, da Johnson, com uma carreta que rodou cidades do Nordeste levando educação sobre higiene feminina para mulheres. “Muitas marcas estavam investindo em fazer o mercado do Nordeste crescer.”

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Pela frente

A executiva nunca imaginou ser CEO, até porque não via outras mulheres à frente de agências. “Tive uma primeira chefe mulher com seis ou sete anos de carreira”, lembra. Mas ela estava sempre pensando no seu próximo passo. E tudo isso a levou à cadeira que ocupa hoje. “Às vezes a oportunidade não está exatamente onde você está, e é preciso arriscar.”

Chegou na iDTBWA como co-CEO, liderando ao lado do cofundador da agência, Domenico Massareto, que em dois anos deixou o grupo. Quando assumiu, eram 70 funcionários. Hoje, são 180. E grandes clientes: Philips, Audi, Allianz, entre outros. “Não é só sobre os grandes cases premiados, é sobre ter orgulho de bater meta de venda do cliente toda semana.”

Além de estar à frente da agência no Brasil e desenhando a estratégia para a operação nos EUA, Camila tem um e-commerce de vinho que fundou com os amigos como hobby, é investidora-anjo, mentora e se prepara para atuar em conselhos. “Os pratinhos vão cair, mas você precisa conseguir ser fiel às suas prioridades.”

Escolhas do editor

O post “Nosso principal valor é gerar emoções”, diz CEO da iDTBWA sobre IA na publicidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agronegócio

Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu nesta terça-feira (27) suas previsões para as exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em agosto.

Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024

Segundo relatório baseado nos embarques e na programação de navios, a exportação de soja brasileira deve alcançar 7,74 milhões de toneladas em agosto, ante 8,16 milhões na previsão da semana anterior.

Leia também

Se confirmado, o embarque representará um aumento de cerca de 172 mil toneladas na comparação com os volumes embarcados no mesmo mês do ano passado.

A exportação de farelo de soja do Brasil foi estimada em 2 milhões de toneladas neste mês, contra 2,39 milhões na estimativa da semana anterior e 1,97 milhão em agosto de 2023, segundo dados da Anec.

Siga a ForbesAgro no Instagram

Já a exportação de milho foi prevista em 6,61 milhões de toneladas, versus 7 milhões de toneladas previstas na semana anterior.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O embarque de milho do Brasil em agosto ainda cairia na comparação com igual mês de 2023, quando o país exportou 9,25 milhões de toneladas.

Escolhas do editor

O post Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Agronegócio

Dólar hoje vai a R$ 5,53 com mercado ainda reagindo ao exterior e IPCA-15

Avatar

Published

on

By

O dólar hoje abriu em alta de 0,49%, cotado a R$ 5,5365. Ontem, no fechamento, a moeda americana foi comercializada a R$ 5,5021, uma alta de 0,08%.

Hoje, o mercado continua reagindo aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (27).

Os dados apontam que o indicador desacelerou para 0,19% em agosto, alinhando-se com as projeções dos economistas. Em um período de 12 meses, a inflação atingiu 4,35%, levemente abaixo do limite superior da meta do Banco Central, que é de 4,5%. O IPCA-15 serve como uma “prévia” da inflação oficial medida pelo IPCA, devido a um período de coleta diferente: em vez de calcular a variação dos preços do primeiro ao último dia do mês, considera o intervalo entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês atual.

Publicidade

Nesse caso, o período foi de 16 de julho a 14 de agosto. A desaceleração ocorre em um momento de crescente expectativa sobre os próximos passos da política monetária do Banco Central (BC). Membros do BC têm discutido a possibilidade de aumentar a taxa Selic na próxima reunião, em setembro, para trazer a inflação de volta ao centro da meta.

Atualmente em 10,50% ao ano, a taxa de juros é o principal mecanismo do BC para controlar a inflação. O objetivo de inflação da instituição é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e principal candidato a assumir a presidência do Banco Central em 2025, reiterou em um evento na segunda-feira que o BC está adotando uma postura cautelosa e “dependente de dados” para futuras decisões de política monetária, considerando “todas as opções em aberto” para a reunião de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Nas últimas semanas, o mercado tem acompanhado de perto as declarações de Galípolo e do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, buscando pistas sobre o rumo da política de juros. Na última terça-feira, um aparente desencontro entre os dois resultou em uma valorização do dólar.

Cenário externo

Externamente, o dólar ainda reflete uma maior cautela por parte dos investidores diante da intensificação das tensões no Oriente Médio e das expectativas em torno da magnitude do corte de juros nos Estados Unidos.

Durante o simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), declarou que “é o momento” de reduzir os juros, confirmando a expectativa de que o ciclo de flexibilização monetária deve começar na próxima reunião do Fed, em setembro.

Publicidade

Agora, os investidores aguardam a divulgação de novos dados econômicos para ajustar suas expectativas sobre o tamanho da redução. Na ferramenta CME FedWatch, 71,5% dos participantes do mercado veem uma probabilidade de corte de 0,25 ponto percentual, enquanto 28,5% apostam em um corte maior, de 0,50 ponto.

A principal divulgação da semana ocorrerá na sexta-feira com o relatório do índice de preços PCE de julho, o indicador de inflação preferido do Fed. Na quinta-feira, dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) podem fornecer mais informações sobre o estado da economia americana.

Até agora, o dólar subiu 0,41% na semana, teve recuo de 2,69% no mês e alta de 13,39% no ano.

Continue Reading

Agronegócio

Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia! Estamos na quarta-feira, 28 de agosto.

Cenários

A notícia mais importante desta quarta-feira (28) vai demorar para acontecer. Apenas à noite, após o fechamento do mercado, será divulgado o resultado da empresa americana NVidia referente ao segundo trimestre de 2024.

Leia também

Vista como um barômetro para investimentos das empresas de tecnologia em Inteligência Artificial (IA), a Nvidia deve projetar um crescimento de receita de cerca de 10% no segundo trimestre para US$ 28,6 bilhões, ante os US$ 26,0 bilhões do primeiro trimestre. Qualquer decepção certamente agitará os mercados, dado o peso da empresa nos índices dos EUA.

No primeiro trimestre, para a empresa encerrado em 28 de abril, a NVidia anunciou um lucro por ação de US$ 5,98, alta de 18% ante o trimestre anterior e de 262% ante o mesmo período do ano passado.

Como principal beneficiária do boom da inteligência artificial, a Nvidia viu seu valor de mercado aumentar nove vezes desde o final de 2022. No entanto, após atingir um recorde em junho e brevemente se tornar a empresa mais valiosa do mundo, a Nvidia perdeu quase 30% do seu valor nas sete semanas seguintes, o que resultou em uma queda de aproximadamente US$ 800 bilhões em valor de mercado.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Perspectivas

Os resultados da Nvidia serão divulgados semanas após seus gigantes da tecnologia terem divulgado os resultados. O nome da empresa foi citado durante essas chamadas com analistas, à medida que Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon e Tesla gastam pesadamente em unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia para treinar modelos de IA e executar pesadas cargas de trabalho.

Nos últimos três trimestres, a receita da Nvidia mais que triplicou em termos anuais, com a grande maioria do crescimento vindo do negócio de data centers. Os analistas esperam um quarto trimestre consecutivo de crescimento de três dígitos. A partir daqui, as comparações ano a ano se tornam muito mais difíceis, e o crescimento deve desacelerar em cada um dos próximos seis trimestres.

Indicadores

Brasil

Caged (Jul)

Esperado: ND
Anterio: 201,71 mil vagas

Estados Unidos

Estoques de petróleo bruto

Esperado: ND
Anterior: 2,7 milhões de barris

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O post Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Popular