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Do conceito ao impacto: como uma startup climática interliga IA com robótica

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Piranka/Getty

Robô atuando em uma plantação de milho e monitorado

Ao enfrentar o desafio global das mudanças climáticas, a implantação estratégica da inteligência artificial (IA) e robótica surge como solução fundamental. As inovações tecnológicas climáticas manifestam-se como descobertas que prometem realizações de forma diferente — como aperfeiçoar a química das baterias — ou melhorar processos, muitas vezes possibilitados por meio da tecnologia, revolucionando as práticas de eficiência e sustentabilidade.

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Embora a primeira abordagem seja necessária para mudanças em larga escala, ela é muitas vezes arriscada e extremamente intensiva em capital, e pode levar anos, até décadas, para ser inventada, comercializada e dimensionada. Os recentes avanços técnicos e comerciais em robótica permitem uma implementação muito mais rápida de soluções.

A robótica envolve a criação de agentes capazes de detectar, planejar, agir e comunicar, enquanto a IA simula processos de inteligência humana, incluindo aprendizagem, raciocínio e resolução de problemas. Juntas, essas tecnologias revolucionaram a abordagem dos desafios ambientais, tornando os processos automatizados, mais econômicos e escaláveis.

Sinergia entre robótica, IA e visão

Sua aplicação abrange vários domínios, sobretudo na automatização de tarefas mundanas, como tecnologias de condução autônoma, no aumento da eficiência operacional e na amplificação das capacidades humanas para resolver problemas mais vastos, utilizando extensos conjuntos de dados.

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Tal sinergia não só amplia as possibilidades de combate às alterações climáticas, mas também sublinha a urgente necessidade de combinar ferramentas sofisticadas com uma nova compreensão e a visão criativa que só os humanos oferecem. Essa abordagem estabelece bases para inovações que estão profundamente relacionadas às complexidades do nosso mundo.

No entanto, as tecnologias emergentes não são soluções isoladas, mas sim ferramentas poderosas que exigem uma aplicação hábil, guiada pela criatividade e experiência humanas. O sucesso depende não apenas da tecnologia em si, mas também da sua implementação eficaz para enfrentar os desafios certos.

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Isso requer um esforço colaborativo entre dois arquétipos principais: o especialista em tecnologia, que traz um know-how profundo de robótica e IA, garantindo sua implementação eficaz, e o especialista em domínio, que possui um alto conhecimento do cliente e suas necessidades.

A importância dos clientes pagantes

Agora, é claro, podem ser mais de duas pessoas, e há muitos outros aspectos para a construção de uma startup bem-sucedida. Mas o fracasso em conseguir uma base de clientes motivada e disposta a pagar por um produto antecipado pode levar ao desaparecimento comercial de qualquer grande ideia. Isso é especialmente verdade em empreendimentos robóticos de tecnologia ambiental, que podem receber uma falsa validação nas fases iniciais devido ao entusiasmo tecnológico, com a boa vontade das metas climáticas. Esse pseudo-impulso pode desviar a atenção do que mais importa: clientes pagantes.

Conseguir clientela é um desafio para qualquer startup no caminho para a adequação do produto ao mercado. Para as empresas de tecnologia climática, confiar numa proposta de valor que resolve os problemas dos clientes é crucial para sua adoção a longo prazo e em grande escala, muito além do projeto piloto.

Apoiar-se na redução de custos, na eficiência operacional ou no aprimoramento das capacidades da força de trabalho existente são ótimos exemplos de propostas de valor escaláveis que levam a uma adoção sem frustrações.

A sustentabilidade é então apenas uma vantagem adicional que pode inclinar a balança a seu favor. O produto vencedor ideal é melhor para o cliente e para o negócio, e também para o planeta. Isso só pode ser alcançado por meio de uma estratégia de desenvolvimento de produto que prioriza o cliente.

Exemplos de sucesso na robótica climática

Para colocar o tema em perspectiva, confira exemplos de empresas de robótica climática que estão indo bem:

• A Verdant Robotics, na Califórnia (EUA), oferece soluções de agricultura de precisão com robôs autônomos que reduzem os custos de mão-de-obra e aumentam o rendimento dos agricultores. A tecnologia reduz a utilização de produtos químicos, alinhando-se assim com os objetivos de sustentabilidade, mas oferece principalmente poupanças de custos significativas e eficiência operacional.

• A AMP Robotics, do Colorado, faz automação orientada por IA em instalações de reciclagem, melhorando a eficiência da triagem e reduzindo a dependência do trabalho manual. Isto melhora diretamente o rendimento e a precisão operacionais, com o benefício ambiental adicional de aumentar as taxas de reciclagem e reduzir os resíduos em aterros.

• A Perceptual Robotics, de Bristol (Reino Unido), é um exemplo de estratégia de desenvolvimento de produtos que prioriza o cliente, oferecendo inspeções autônomas por drones que reduzem significativamente os custos de manutenção e melhoram a eficiência para operadores de turbinas eólicas. Ao fazê-lo, reduzem o tempo de inatividade operacional e os custos associados à manutenção, acelerando a descarbonização.

Existem muitas outras empresas desse tipo, tanto robóticos como não robóticos, como o termostato Nest, da Google, que automatiza a medição de temperatura, carros elétricos e soluções alimentadas por baterias com novas propostas de valor.

Estratégia que prioriza o cliente

Construir o produto é um dos maiores desafios da robótica emergente. As empresas de hardware exigem capital intensivo e equipes multidisciplinares. Reduzir o risco do produto, concentrando-se na interação rápida com MVPs (produtos mínimos viáveis), usando hardwares comuns e dimensionando gradualmente sua complexidade são maneiras importantes de PMF (adequação ao mercado). Mas graças à ampla visão do setor e equipes versáteis, esses desafios de engenharia são superáveis.

A fusão da robótica e da IA apresenta um caminho transformador para enfrentar as mudanças climáticas, fornecendo soluções imediatas e escaláveis que vão além dos métodos tradicionais. Essas tecnologias, embora não sejam soluções em si, são ferramentas potentes que, quando implementadas com engenhosidade e conhecimento humano, podem dar contribuições substanciais aos esforços de sustentabilidade.

O sucesso nessa área depende da união da inovação técnica com uma compreensão profunda das necessidades do mercado, concentrando-se na criação de produtos que oferecem benefícios tangíveis aos clientes. Essa abordagem sublinha a importância de uma estratégia que coloca o cliente em primeiro lugar no desenvolvimento de produtos, garantindo que os empreendimentos tecnológicos climáticos alcancem não somente avanços, mas o sucesso com duradoura adoção.

*Rohan Pandya, colaborador da Forbes EUA, é fundador da Beam, startup que desenvolve tecnologias para combater o aquecimento global. Também é membro do Conselho de Tecnologia da Forbes.

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Agronegócio

Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto

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A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu nesta terça-feira (27) suas previsões para as exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em agosto.

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Segundo relatório baseado nos embarques e na programação de navios, a exportação de soja brasileira deve alcançar 7,74 milhões de toneladas em agosto, ante 8,16 milhões na previsão da semana anterior.

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Se confirmado, o embarque representará um aumento de cerca de 172 mil toneladas na comparação com os volumes embarcados no mesmo mês do ano passado.

A exportação de farelo de soja do Brasil foi estimada em 2 milhões de toneladas neste mês, contra 2,39 milhões na estimativa da semana anterior e 1,97 milhão em agosto de 2023, segundo dados da Anec.

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Já a exportação de milho foi prevista em 6,61 milhões de toneladas, versus 7 milhões de toneladas previstas na semana anterior.

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O embarque de milho do Brasil em agosto ainda cairia na comparação com igual mês de 2023, quando o país exportou 9,25 milhões de toneladas.

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Agronegócio

Dólar hoje vai a R$ 5,53 com mercado ainda reagindo ao exterior e IPCA-15

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O dólar hoje abriu em alta de 0,49%, cotado a R$ 5,5365. Ontem, no fechamento, a moeda americana foi comercializada a R$ 5,5021, uma alta de 0,08%.

Hoje, o mercado continua reagindo aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (27).

Os dados apontam que o indicador desacelerou para 0,19% em agosto, alinhando-se com as projeções dos economistas. Em um período de 12 meses, a inflação atingiu 4,35%, levemente abaixo do limite superior da meta do Banco Central, que é de 4,5%. O IPCA-15 serve como uma “prévia” da inflação oficial medida pelo IPCA, devido a um período de coleta diferente: em vez de calcular a variação dos preços do primeiro ao último dia do mês, considera o intervalo entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês atual.

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Nesse caso, o período foi de 16 de julho a 14 de agosto. A desaceleração ocorre em um momento de crescente expectativa sobre os próximos passos da política monetária do Banco Central (BC). Membros do BC têm discutido a possibilidade de aumentar a taxa Selic na próxima reunião, em setembro, para trazer a inflação de volta ao centro da meta.

Atualmente em 10,50% ao ano, a taxa de juros é o principal mecanismo do BC para controlar a inflação. O objetivo de inflação da instituição é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e principal candidato a assumir a presidência do Banco Central em 2025, reiterou em um evento na segunda-feira que o BC está adotando uma postura cautelosa e “dependente de dados” para futuras decisões de política monetária, considerando “todas as opções em aberto” para a reunião de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Nas últimas semanas, o mercado tem acompanhado de perto as declarações de Galípolo e do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, buscando pistas sobre o rumo da política de juros. Na última terça-feira, um aparente desencontro entre os dois resultou em uma valorização do dólar.

Cenário externo

Externamente, o dólar ainda reflete uma maior cautela por parte dos investidores diante da intensificação das tensões no Oriente Médio e das expectativas em torno da magnitude do corte de juros nos Estados Unidos.

Durante o simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), declarou que “é o momento” de reduzir os juros, confirmando a expectativa de que o ciclo de flexibilização monetária deve começar na próxima reunião do Fed, em setembro.

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Agora, os investidores aguardam a divulgação de novos dados econômicos para ajustar suas expectativas sobre o tamanho da redução. Na ferramenta CME FedWatch, 71,5% dos participantes do mercado veem uma probabilidade de corte de 0,25 ponto percentual, enquanto 28,5% apostam em um corte maior, de 0,50 ponto.

A principal divulgação da semana ocorrerá na sexta-feira com o relatório do índice de preços PCE de julho, o indicador de inflação preferido do Fed. Na quinta-feira, dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) podem fornecer mais informações sobre o estado da economia americana.

Até agora, o dólar subiu 0,41% na semana, teve recuo de 2,69% no mês e alta de 13,39% no ano.

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Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia

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Bom dia! Estamos na quarta-feira, 28 de agosto.

Cenários

A notícia mais importante desta quarta-feira (28) vai demorar para acontecer. Apenas à noite, após o fechamento do mercado, será divulgado o resultado da empresa americana NVidia referente ao segundo trimestre de 2024.

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Vista como um barômetro para investimentos das empresas de tecnologia em Inteligência Artificial (IA), a Nvidia deve projetar um crescimento de receita de cerca de 10% no segundo trimestre para US$ 28,6 bilhões, ante os US$ 26,0 bilhões do primeiro trimestre. Qualquer decepção certamente agitará os mercados, dado o peso da empresa nos índices dos EUA.

No primeiro trimestre, para a empresa encerrado em 28 de abril, a NVidia anunciou um lucro por ação de US$ 5,98, alta de 18% ante o trimestre anterior e de 262% ante o mesmo período do ano passado.

Como principal beneficiária do boom da inteligência artificial, a Nvidia viu seu valor de mercado aumentar nove vezes desde o final de 2022. No entanto, após atingir um recorde em junho e brevemente se tornar a empresa mais valiosa do mundo, a Nvidia perdeu quase 30% do seu valor nas sete semanas seguintes, o que resultou em uma queda de aproximadamente US$ 800 bilhões em valor de mercado.

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Perspectivas

Os resultados da Nvidia serão divulgados semanas após seus gigantes da tecnologia terem divulgado os resultados. O nome da empresa foi citado durante essas chamadas com analistas, à medida que Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon e Tesla gastam pesadamente em unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia para treinar modelos de IA e executar pesadas cargas de trabalho.

Nos últimos três trimestres, a receita da Nvidia mais que triplicou em termos anuais, com a grande maioria do crescimento vindo do negócio de data centers. Os analistas esperam um quarto trimestre consecutivo de crescimento de três dígitos. A partir daqui, as comparações ano a ano se tornam muito mais difíceis, e o crescimento deve desacelerar em cada um dos próximos seis trimestres.

Indicadores

Brasil

Caged (Jul)

Esperado: ND
Anterio: 201,71 mil vagas

Estados Unidos

Estoques de petróleo bruto

Esperado: ND
Anterior: 2,7 milhões de barris

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