Agronegócio
Como se planejar para visitar a ABF 2024?
A ABF Franchising Expo, feira realizada anualmente pela Associação Brasileira de Franchising, terá início na próxima quarta-feira (26), trazendo mais de 400 marcas expositoras para o Expo Center Norte, em São Paulo.
O setor de franquias, que criou mais de 1.658 mil empregos diretos apenas no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising, chama muito a atenção dos brasileiros. Desta forma, a convenção é uma oportunidade para os empreendedores explorarem oportunidades de negócio, conhecerem tendências do mercado e participarem de workshops.
Sabendo da imensidão de possibilidades em torno das franquias disponíveis na feira, a Forbes selecionou seis dicas sobre como se planejar para aproveitar o evento ao máximo. Confira:
1- Defina seus objetivos
Para Ricardo Rocha, especialista em negócios, identificar as principais necessidades é fundamental para não se perder. “Estabeleça metas mensuráveis, como ‘selecionar três franquias para investimento’ ou ‘participar de duas palestras sobre marketing”, explica.
2- Prepare as perguntas
Personalize as dúvidas para cada expositor. “Divida as questões em categorias e anote as respostas, levando um caderno ou usando um aplicativo para facilitar o acesso posterior às informações”, afirma Rocha. Por exemplo: qual é o prazo médio para retorno do investimento?
3- Estude o layout da feira
O especialista recomenda planejar a melhor rota para visitar os expositores prioritários. Além disso, procure o mapa do evento no site oficial. Também, verifique os locais das palestras de interesse. “Localize saídas de emergência, banheiros, áreas de alimentação e pontos de descanso para facilitar sua estadia na feira”, explica Rocha.
4- Chegue cedo
Os primeiros momentos da convenção são ideais para obter informações detalhadas. “Chegue adiantado pode garantir um bom lugar nos workshops mais concorridos, além de ter uma experiência mais personalizada”, diz o especialista.
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5- Faça networking
Ao iniciar conversas, mostre interesse genuíno no que as outras pessoas têm a dizer. “Isso cria oportunidades para colaborações futuras”, acrescenta o especialista. Ele ainda recomenda estar aberto a conversas espontâneas. “Muitas vezes, as melhores conexões são feitas de maneiras inesperadas”, afirma. Nesse momento, pode ser importante aproveitar estar com seus cartões de visita.
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6 – Use roupas confortáveis
“Opte por calçados que sejam adequados para caminhar longas distâncias. Roupas leves são importantes para garantir que se sinta à vontade durante o dia”, diz Rocha. Porém, ressalta que, embora o conforto seja prioritário, a aparência profissional é essencial, pois você provavelmente fará contatos importantes.
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Como o tênis contribuiu na carreira executiva de CEO da Lacoste
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O esporte, especialmente o tênis, sempre foi um pilar fundamental na minha vida e carreira. As competências que desenvolvi ao longo dos anos como tenista são ferramentas que aplico diariamente na minha rotina como executivo.
Sem essas habilidades, tenho certeza de que não teria tido a oportunidade de trabalhar nas melhores marcas de moda e esporte do mundo. Além disso, o tênis e o esporte são essenciais para minha saúde mental e física, e por isso continuam e sempre continuarão a fazer parte da minha vida.
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A disciplina é uma dessas habilidades essenciais. Como atleta, é preciso seguir rotinas e calendários bem definidos, incluindo treinos, descanso, alimentação adequada, viagens para competições e momentos de lazer. Da mesma forma, na vida corporativa, a disciplina é crucial. Um executivo pode ser considerado um “atleta corporativo”, sem preparação adequada, estudo constante e cuidado com o corpo e a mente, os resultados não aparecem.
Adaptar-se a diversas circunstâncias é outra lição valiosa do esporte. Seja a variação do tipo de quadra, a bola utilizada, o clima, a altitude do local do torneio, ou o estilo de jogo do adversário, cada variável exige ajustes para alcançar o melhor desempenho.
No mundo corporativo, a necessidade de adaptação e reinvenção também é constante. As variáveis incluem a situação econômica e política do país, regulamentações, ações da concorrência e os canais de distribuição da empresa. A habilidade de se adaptar rapidamente a essas mudanças é vital para o sucesso.
A tomada de decisão rápida é uma constante no tênis, onde cada golpe e ponto exige decisões imediatas. Essa agilidade mental é igualmente importante no mundo corporativo, onde é necessário tomar decisões rápidas diante das variações que surgem no caminho para alcançar os objetivos.
O fair play é uma marca registrada do tênis, onde é comum ver jogadores contestando uma decisão do juiz mesmo que seja a seu favor. No ambiente corporativo, isso se traduz em compliance. As empresas devem operar de forma ética e transparente em todas as suas relações comerciais.
Embora o tênis seja uma competição individual, o sucesso do atleta depende de uma equipe: treinadores, preparadores físicos, psicólogos, nutricionistas, família e patrocinadores. Nas empresas, o trabalho em equipe é igualmente essencial. Nenhum executivo realiza nada sozinho. É preciso uma equipe com diferentes experiências e conhecimentos. Empresas, executivos e empreendedores de sucesso sempre têm uma equipe estruturada e engajada por trás. O engajamento é conquistado com comunicação clara e constante em todos os níveis da organização.
Aprender a lidar com adversidades é parte integrante do tênis. Em um torneio com chave de 128 jogadores, 127 perdem; em uma chave com 64 jogadores, 63 perdem. Uns nas primeiras rodadas, outros nos jogos finais, mas quase todos lidam com a derrota. Essa experiência traz uma resiliência incrível e nos ensina a enfrentar dificuldades de forma natural, sem encará-las como o fim do mundo. Aprendemos a olhar para a próxima oportunidade de vitória, sempre focados em melhorar.
As lições valiosas do tênis me acompanham diariamente na minha carreira executiva. A parceria entre Lacoste e Rede Tênis Brasil demonstra como os valores do esporte podem transformar vidas e carreiras. No mês em que celebramos o Dia do Tenista, reforço a importância desses valores tão fundamentais na minha jornada.
*Pedro Zannoni é CEO da Lacoste Latin America. Executivo com mais de 20 anos de experiência em multinacionais do setor esportivo e de moda, ele é formado em Direito, pós-graduado em Administração de Empresas, Especializado em General Management na Wharton – University of Pennsylvania e possui formação para Conselheiro de Administração de Empresas pelo IBGC. Antes de iniciar a carreira corporativa, foi treinador e jogador de tênis profissional.
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Agronegócio
Agrogalaxy registra recorde de operações de “barter” nos últimos 60 dias
A AgroGalaxy, uma das maiores varejistas de insumos e serviços agrícolas do país, afirmou nesta segunda-feira que registrou um recorde em operações de “barter” nos últimos 60 dias, com negócios que envolveram 458 mil toneladas de grãos.
Nas operações de “barter”, o agricultor paga os insumos com produtos agrícolas.
“Os dados são inéditos na história da companhia registrados em um curto espaço de tempo dentro de um primeiro semestre”, afirmou a Agrogalaxy, citando que os primeiros seis meses do ano foram desafiadores para o mercado de insumos.
Para o CFO da AgroGalaxy, Eron Martins, a atual estrutura da empresa totalmente dedicada às operações de “barter”, liderada por Paulo Paiva, diretor de Grãos da AgroGalaxy, foi “a virada de chave para alcançar os resultados e oferecer aos produtores rurais as melhores alternativas para garantir seu custo de produção”.
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“Os números comprovam que conseguimos atingir uma estrutura e estratégia de negócio adequadas para o atual momento do mercado, com as soluções mais assertivas para que o produtor rural consiga comprar os insumos para a nova safra se protegendo dos riscos da volatilidade de preços”, disse Martins, em nota.
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Ainda de acordo com o executivo, o ritmo das negociações “permanece animador para os próximos meses”.
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