Connect with us

Agronegócio

Núcleo interno da Terra está desacelerando desde 2010, dizem cientistas

Avatar

Published

on

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Getty Images

Estrutura do núcleo da Terra ilustrada com camadas geológicas de acordo com a escala – isoladas em preto

Uma nova pesquisa sugere que o núcleo interno da Terra está desacelerando há 14 anos, o que pode significar que a duração de um dia aumente ligeiramente. Publicado este mês na Nature, os achados contrariam pesquisas anteriores que indicavam que o núcleo interno gira mais rápido do que a superfície do planeta.

Núcleo interno

A cerca de 3.000 milhas abaixo da superfície, o núcleo interno da Terra é uma esfera de ferro-níquel sólido. É aproximadamente do mesmo tamanho que a lua e está rodeado por um núcleo externo de ferro-níquel líquido, que gera o campo magnético da Terra. Acima desse núcleo externo está o manto rochoso e, finalmente, a crosta.

Como não pode ser visto ou amostrado, o núcleo interno da Terra é notoriamente difícil de estudar. A maneira mais fácil de estudá-lo é obter dados de ondas sísmicas produzidas por terremotos. Neste caso, os pesquisadores usaram dados sísmicos de terremotos e testes nucleares para analisar o movimento do núcleo interno.

Resolução convincente

Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia e da Academia Chinesa de Ciências descobriram que o núcleo interno da Terra está desacelerando em relação à superfície do planeta. Essa mudança no movimento do núcleo interno ocorreu por volta de 2010. O artigo sugere que a desaceleração resulta da agitação do núcleo externo de ferro líquido e dos puxões gravitacionais de partes do manto.

A pesquisa mostra que o núcleo interno está se movendo ligeiramente mais devagar, em vez de mais rápido, do que o manto da Terra pela primeira vez em cerca de 40 anos. “O núcleo interno desacelerou pela primeira vez em muitas décadas”, disse John Vidale, Professor de Ciências da Terra no USC Dornsife College of Letters, Arts and Sciences. “Outros cientistas recentemente defenderam modelos semelhantes e diferentes, mas nosso estudo mais recente fornece a resolução mais convincente.”

Perdido no ruído

A desaceleração do núcleo interno deve ter implicações na duração de um dia, simplesmente porque quanto mais devagar ele se move, maior o fator de arrasto na velocidade com que a Terra gira. Como uma rotação leva 24 horas e significa um dia, um núcleo interno desacelerado fará com que a Terra leve mais tempo para completar uma rotação. No entanto, espera-se que isso altere apenas por frações de segundo. “É muito difícil notar, na ordem de milésimos de segundo, quase perdido no ruído dos oceanos e da atmosfera em movimento”, disse Vidale.

Dados sísmicos

O estudo utilizou dados sísmicos de 121 terremotos entre 1991 e 2023, próximos às Ilhas Sandwich do Sul, uma cadeia de ilhas vulcânicas desabitadas no Oceano Atlântico Sul. Dados de testes nucleares conduzidos pelos EUA, França e URSS entre 1971 e 1974 também foram utilizados.

“Quando vi pela primeira vez os sismogramas que indicavam essa mudança, fiquei perplexo”, disse Vidale. “Mas quando encontramos mais duas dúzias de observações sinalizando o mesmo padrão, o resultado foi inescapável.”

O post Núcleo interno da Terra está desacelerando desde 2010, dizem cientistas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agronegócio

Simone Biles voa para ganhar terceira medalha de ouro em Paris, dessa vez no salto

Avatar

Published

on

By

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Hannah Mckay/Reuters

Simone Biles durante final no salto na Olimpíada Paris 2024

Simone Biles venceu a final do salto nos Jogos de Paris, dominando a competição com o seu salto Billes 2 para superar a medalhista de prata brasileira Rebeca Andrade, enquanto a norte-americana Jade Carey ficou com o bronze.

Biles voou alto com o duplo Yurchenko para garantir a nota impressionante de 15,700. No seu segundo salto, ela teve 14,900.

Leia também

A ginasta de 27 anos teve uma vitória confortável na Bercy Arena com uma media de 15,300 pontos.

Biles chegou em Paris como a ginasta com mais conquistas da modalidade e atingiu um patamar ainda maior com ouro em três eventos em Paris. Ao todo, ela conquistou 10 medalhas olímpicas, sendo sete delas de ouro.

Ela liderou a equipe dos Estados Unidos ao topo do pódio na final por equipes antes de conquistar o título no individual geral, pela segunda vez, há dois dias.

Biles pode ainda aumentar ainda mais a sua coleção de medalhas, pois ainda disputará as finais na trave e no solo, na segunda-feira.

O post Simone Biles voa para ganhar terceira medalha de ouro em Paris, dessa vez no salto apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continue Reading

Agronegócio

Duas novas frentes frias provocarão temporais e baixas temperaturas; veja quando e onde

Avatar

Published

on

By

Foto: Inmet/reprodução

Uma nova frente fria avançará pelo Sul do Brasil neste final de semana, trazendo mudanças significativas no tempo, especialmente no Rio Grande do Sul.

O sistema ficará estacionado na Região, elevando os volumes de chuva e trazendo alertas para temporais, de acordo com a Climatempo.

Primeira frente fria de agosto

Foto: Climatempo

A primeira frente fria de agosto chega ao Rio Grande do Sul neste final de semana, favorecendo a ocorrência de chuvas. No mapa acima, é possível notar que o destaque fica para a faixa centro-sul do estado.

Assim, os acumulados de chuva entre este sábado e segunda-feira (5) são significativos, com áreas em vermelho e laranja, representando a região central e o Vale do Rio Grande do Sul, onde os acumulados poderão superar 100 mm ao longo do final de semana.

Mais uma na próxima semana

Além da frente fria que afetará o Rio Grande do Sul neste final de semana, os modelos meteorológicos indicam o avanço de um novo sistema já no decorrer dos próximos dias com força o suficiente para provocar mudanças no tempo em outros estados do centro-sul do Brasil no próximo final de semana.

Este sistema trará chuva e será acompanhado por uma massa de ar polar que derrubará as temperaturas em amplas áreas entre os dias 9 e 12 de agosto.

O post Duas novas frentes frias provocarão temporais e baixas temperaturas; veja quando e onde apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Reading

Agronegócio

Governo federal amplia número de adidos agrícolas no exterior

Avatar

Published

on

By

Foto: Pixabay

O governo federal autorizou o aumento do número de adidos agrícolas brasileiros no exterior de 29 para 40. A ampliação consta em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem, quarta-feira (31), a Várzea Grande (MT), e publicado na quinta-feira (1º) de agosto, no Diário Oficial da União (DOU).

Os adidos agrícolas são os representantes diplomáticos do Brasil no exterior voltados à agenda de mercados agropecuários.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O decreto 12.125/2024 autoriza a criação de 11 novos postos; desses, cinco serão direcionados para a Ásia, três para África, dois para a América do Sul e um para a Europa.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que os locais dos novos adidos serão definidos posteriormente por meio portaria interministerial da Agricultura e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O decreto estabelece ainda que um ato conjunto do ministro da Agricultura e do ministro das Relações Exteriores irá definir quais os adidos agrícolas que exercerão suas funções junto a representações diplomáticas do Brasil perante governos estrangeiros ou organismos internacionais.

Itamaraty e Agricultura devem definir, juntos, ainda quais as representações diplomáticas que poderão dispor de mais de um adido e qual o período mínimo a ser cumprido entre as missões permanentes de assessoramento em assuntos agrícolas pelo servidor ou pelo empregado público.

Maior aumento no número de adidos agrícolas em uma única vez

O Ministério da Agricultura afirmou, em nota, que esse será o maior aumento no número de adidos agrícolas em uma única vez desde que a função foi criada em 2008. “Agora vai ter adido do Ministério da Agricultura nas embaixadas brasileiras para ajudar a vender as coisas que produzem. Isso é coisa do Fávaro, que passa o dia inteiro pensando em abrir um novo mercado para vender os produtos de vocês”, disse Lula, na quinta-feira em Mato Grosso.

Os adidos agrícolas assessoram as representações diplomáticas brasileiras no exterior, buscando oportunidades de comércio, investimento e cooperação para o agronegócio brasileiro. “Desde o início da gestão do presidente Lula, temos batido recordes de aberturas de mercado, alcançando 166 em 55 diferentes destinos. Isso tem sido possível, em grande parte, graças ao trabalho dos nossos adidos agrícolas, responsáveis por quase 70% dessas aberturas”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na nota.

O secretário de Comércio Exterior e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, afirmou que os adidos iniciarão suas missões nos próximos meses. “Com essa expansão, o Brasil terá representações agrícolas em mais países, ampliando sua presença junto a importantes parceiros econômicos e potencializando oportunidades, como a abertura de novos mercados”, disse Perosa, em rede social.

De acordo com o Ministério, hoje o Brasil possui adidos agrícolas nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China (dois adidos), Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos da América, França (Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas Sediadas em Paris), Índia, Indonésia, Itália (Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e aos Organismos Internacionais), Japão, Marrocos, México, Suíça (Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra), Peru, Reino Unido, Rússia, Cingapura, Tailândia, Bélgica (Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, dois adidos) e Vietnã.

O post Governo federal amplia número de adidos agrícolas no exterior apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Reading

Popular