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Agronegócio

Maior marca de fast-food das Filipinas desafia a Starbucks

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Jollibee Foods, administrada por Ernesto Tanmantiong, investe para expandir as vendas de café ao redor do mundo

 

A Jollibee Foods há muito tempo está de olho no ícone da América, Starbucks, a gigante do café sediada em Seattle com mais de 39 mil lojas no mundo todo. A popular rede filipina de fast-food já supera seus rivais norte-americanos McDonald’s e KFC, graças ao seu best-seller frango frito crocante e espaguete com molho doce.

Agora, em um mercado global cafeinado, a Jollibee avança no mercado de bebidas quentes. O movimento está ganhando força sob o comando do presidente e CEO Ernesto Tanmantiong. Ele está de olho no segmento de crescimento mais rápido da indústria de fast-food: o café

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De acordo com a empresa de pesquisa Statista, a receita combinada das redes de café ao redor do mundo subiu 9% para US$ 630 bilhões (R$ 3,5 trilhões) em 2023 em relação ao ano anterior. Além disso, provavelmente chegará a US$ 800 bilhões (R$ 4,4 trilhões) até 2030. Para se ter uma ideia, o negócio de fast-food como um todo obteve um aumento global de 1,1% na receita total para US$ 978 bilhões (R$ 5,4 trilhões) no ano passado.

“É um mercado em rápido crescimento — uma grande oportunidade para nós”, disse Tanmantiong, de uma movimentada loja Jollibee em Pasig City, a leste de Manila, no início de julho. No dia anterior, a Jollibee anunciou a aquisição de US$ 238 milhões (R$ 1,3 bilhão) de uma participação de 70% na Compose Coffee da Coreia do Sul. Trata-se de outra potência do café, com cerca de 2.500 lojas. A compra levará os investimentos do grupo em café para cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões). 

O sonho de Tanmantiong, nada menos, é que a maior rede de restaurantes das Filipinas (por receita e número de filiais) acabe superando a Starbucks também em vendas.

Longa marcha

Embora a adição da Compose Coffee leve o número total de cafeterias da Jollibee para mais de 4.700, espalhadas pela Ásia, Oriente Médio e América do Norte — com apenas 387 nas Filipinas, onde a Starbucks tem 450 lojas — o grupo enfrenta uma longa marcha pela frente. Apesar de superar em número as mais de 4.600 filiais de fast-food que opera em todo o mundo, a principal rede de restaurantes Jollibee é a maior contribuinte de vendas.

Sozinha, ela responde por metade da receita de 244 bilhões de pesos filipinos que o grupo registrou em 2023. O varejo de café serve cerca de 15% da receita, que o CEO quer dobrar para 30% até 2030.

É uma das muitas metas ambiciosas definidas por Tanmantiong, de 66 anos, que assumiu o cargo de CEO há uma década, substituindo seu irmão mais velho e fundador da Jollibee, Tony Tan Caktiong. Tan começou com uma sorveteria e uma loja de sanduíches em 1975, entrou no ranking dos mais ricos das Filipinas em 2007 e agora aparece em 6º lugar, com um patrimônio líquido de US$ 2,9 bilhões (R$ 15,95 bilhões), que ele divide com sua família. 

A incursão da Jollibee no mundo da cafeína começou a fermentar em 2012, quando comprou uma participação de 50% no SuperFoods Group do Vietnã, operador da rede de cafeterias Highlands Coffee, por US$ 25 milhões (R$ 137,5 milhões). Em 2019, aumentou substancialmente as apostas com a compra de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) da deficitária rede californiana Coffee Bean & Tea Leaf, que continua sendo seu maior investimento até o momento.

Estava longe de ser uma aposta certa para começar — e então veio a pandemia da covid-19, forçando o CEO a fechar pontos de venda não lucrativos. Cinco anos depois, o negócio continua no vermelho em um nível líquido, mas com um Ebitda (lucro antes de juros, depreciação e amortização) positivo em 2023. Com isso, Tanmantiong está de volta ao modo de crescimento — abrindo mais de 90 novas lojas Coffee Bean no ano passado para elevar o total para 1.164 — e com um apetite renovado por aquisições.

Apetite por compras

Em março, o grupo investiu US$ 28 milhões (R$ 154 milhões) em uma participação minoritária em outra empresa californiana, a Botrista, que fabrica o DrinkBot, uma estação de bebidas inteligente que prepara bebidas como cafés gelados e chás. Isso foi apenas um modesto precursor da grande mudança da Jollibee três meses depois para a Coreia do Sul, um dos maiores mercados consumidores de café per capita do mundo. 

A compra da Compose Coffee, que espera concluir em breve, dará ao grupo uma vantagem com o público mais jovem, diz Jonathan Ravelas, diretor administrativo da consultoria empresarial eMBM de Manila. “[É] uma brincadeira com a onda do K-pop que é popular nas Filipinas”, diz, observando que o artista Kim Taehyung da boy band sul-coreana BTS é o embaixador da marca Compose.

Em outro lugar, Tanmantiong planeja adicionar mais lojas da Highlands Coffee, após abrir mais de 170 novas lojas no ano passado, totalizando 779. Ele também está expandindo a Common Man Coffee Roasters, uma rede de cafés especiais sob o guarda-chuva do fundo de capital privado Titan Dining, sediado em Singapura, que é 90% de propriedade da Jollibee. Em dezembro, a Common Man, com oito lojas em Singapura e na Malásia, abriu seu primeiro restaurante filipino no distrito financeiro de Manila.

Além do café, o grupo intensificou o crescimento de seus restaurantes Jollibee no exterior. Desde que se recuperou de um prejuízo líquido de 11,5 bilhões de pesos em 2020, o grupo adicionou mais de 1.500 lojas nos últimos três anos, elevando o total para 6.885 em todas as suas marcas no ano passado. Com a aquisição da Compose Coffee mais a meta de abrir 750 lojas este ano, o grupo terá mais de 10 mil pontos de venda até o final de 2024.

Tanmantiong também está apostando no crescimento da Smashburger, que visa competir com redes de hambúrgueres como o McDonald’s nos EUA e no exterior. A Jollibee comprou a rede de hambúrgueres com sede em Denver em dificuldades em etapas entre 2010 e 2018 por um investimento total de US$ 235 milhões (R$ 1,3 bilhão), mas a pandemia forçou uma redução. Agora, ela tem 236 lojas, principalmente nos EUA e Canadá, abaixo das 340 de seis anos atrás.

A estratégia multimarcas da Jollibee permitiu que ela penetrasse em novos mercados, diz Tanmantiong. Por exemplo, o grupo ainda não abriu sua marca principal Jollibee na China continental, onde possui e opera 465 lojas da Yonghe King, uma rede de culinária chinesa adquirida em 2004 por US$ 22,5 milhões (R$ 123,8 milhões). As vendas em todo o sistema do continente saltaram um quarto para 22,7 bilhões de pesos em 2023 em relação ao ano anterior.

Meta ambiciosa

Com isso, Tanmantiong está se preparando para atingir sua meta ambiciosa de tornar a Jollibee uma das cinco redes de fast-food mais valiosas do mundo em uma década. Embora o cronograma ainda não tenha sido definido, ele está de olho em uma listagem nos EUA, seguindo outros operadores de restaurantes asiáticos, como a unidade internacional Super Hi International Holding, da rede de hotpots do casal bilionário Zhang Yong e Shu Ping, que é listada na Nasdaq e em Hong Kong. “Esperamos obter uma avaliação melhor de Wall Street”, diz ele.

Além dos dois irmãos, o envolvimento de outros membros da família sugere que a Jollibee é uma empresa familiar — seu irmão mais novo, Joseph Tanbuntiong, é o chefe de país das Filipinas, enquanto Carl, filho de Tan Caktiong, está liderando a expansão para a China. Mas Tanmantiong dissipa essa noção, dizendo que, quando se trata de sucessão, “não é obrigatório que um membro da família assuma. Temos um banco profundo de gerentes profissionais”.

Os irmãos fizeram adições estratégicas ultimamente a esse banco, incluindo a contratação de três veteranos da Starbucks. Olhando para o futuro, Tan Caktiong exala confiança sobre seu esforço renovado para enfrentar a gigante do café: “O segmento de café e bebidas será uma fonte muito significativa de crescimento para o grupo Jollibee.”

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Anec reduz estimativas de exportação de soja, milho e farelo em agosto

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A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu nesta terça-feira (27) suas previsões para as exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em agosto.

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Segundo relatório baseado nos embarques e na programação de navios, a exportação de soja brasileira deve alcançar 7,74 milhões de toneladas em agosto, ante 8,16 milhões na previsão da semana anterior.

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Se confirmado, o embarque representará um aumento de cerca de 172 mil toneladas na comparação com os volumes embarcados no mesmo mês do ano passado.

A exportação de farelo de soja do Brasil foi estimada em 2 milhões de toneladas neste mês, contra 2,39 milhões na estimativa da semana anterior e 1,97 milhão em agosto de 2023, segundo dados da Anec.

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Já a exportação de milho foi prevista em 6,61 milhões de toneladas, versus 7 milhões de toneladas previstas na semana anterior.

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O embarque de milho do Brasil em agosto ainda cairia na comparação com igual mês de 2023, quando o país exportou 9,25 milhões de toneladas.

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Agronegócio

Dólar hoje vai a R$ 5,53 com mercado ainda reagindo ao exterior e IPCA-15

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O dólar hoje abriu em alta de 0,49%, cotado a R$ 5,5365. Ontem, no fechamento, a moeda americana foi comercializada a R$ 5,5021, uma alta de 0,08%.

Hoje, o mercado continua reagindo aos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (27).

Os dados apontam que o indicador desacelerou para 0,19% em agosto, alinhando-se com as projeções dos economistas. Em um período de 12 meses, a inflação atingiu 4,35%, levemente abaixo do limite superior da meta do Banco Central, que é de 4,5%. O IPCA-15 serve como uma “prévia” da inflação oficial medida pelo IPCA, devido a um período de coleta diferente: em vez de calcular a variação dos preços do primeiro ao último dia do mês, considera o intervalo entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês atual.

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Nesse caso, o período foi de 16 de julho a 14 de agosto. A desaceleração ocorre em um momento de crescente expectativa sobre os próximos passos da política monetária do Banco Central (BC). Membros do BC têm discutido a possibilidade de aumentar a taxa Selic na próxima reunião, em setembro, para trazer a inflação de volta ao centro da meta.

Atualmente em 10,50% ao ano, a taxa de juros é o principal mecanismo do BC para controlar a inflação. O objetivo de inflação da instituição é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e principal candidato a assumir a presidência do Banco Central em 2025, reiterou em um evento na segunda-feira que o BC está adotando uma postura cautelosa e “dependente de dados” para futuras decisões de política monetária, considerando “todas as opções em aberto” para a reunião de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Nas últimas semanas, o mercado tem acompanhado de perto as declarações de Galípolo e do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, buscando pistas sobre o rumo da política de juros. Na última terça-feira, um aparente desencontro entre os dois resultou em uma valorização do dólar.

Cenário externo

Externamente, o dólar ainda reflete uma maior cautela por parte dos investidores diante da intensificação das tensões no Oriente Médio e das expectativas em torno da magnitude do corte de juros nos Estados Unidos.

Durante o simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), declarou que “é o momento” de reduzir os juros, confirmando a expectativa de que o ciclo de flexibilização monetária deve começar na próxima reunião do Fed, em setembro.

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Agora, os investidores aguardam a divulgação de novos dados econômicos para ajustar suas expectativas sobre o tamanho da redução. Na ferramenta CME FedWatch, 71,5% dos participantes do mercado veem uma probabilidade de corte de 0,25 ponto percentual, enquanto 28,5% apostam em um corte maior, de 0,50 ponto.

A principal divulgação da semana ocorrerá na sexta-feira com o relatório do índice de preços PCE de julho, o indicador de inflação preferido do Fed. Na quinta-feira, dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) podem fornecer mais informações sobre o estado da economia americana.

Até agora, o dólar subiu 0,41% na semana, teve recuo de 2,69% no mês e alta de 13,39% no ano.

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Agronegócio

Pré-mercado: à espera dos resultados da NVidia

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Bom dia! Estamos na quarta-feira, 28 de agosto.

Cenários

A notícia mais importante desta quarta-feira (28) vai demorar para acontecer. Apenas à noite, após o fechamento do mercado, será divulgado o resultado da empresa americana NVidia referente ao segundo trimestre de 2024.

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Vista como um barômetro para investimentos das empresas de tecnologia em Inteligência Artificial (IA), a Nvidia deve projetar um crescimento de receita de cerca de 10% no segundo trimestre para US$ 28,6 bilhões, ante os US$ 26,0 bilhões do primeiro trimestre. Qualquer decepção certamente agitará os mercados, dado o peso da empresa nos índices dos EUA.

No primeiro trimestre, para a empresa encerrado em 28 de abril, a NVidia anunciou um lucro por ação de US$ 5,98, alta de 18% ante o trimestre anterior e de 262% ante o mesmo período do ano passado.

Como principal beneficiária do boom da inteligência artificial, a Nvidia viu seu valor de mercado aumentar nove vezes desde o final de 2022. No entanto, após atingir um recorde em junho e brevemente se tornar a empresa mais valiosa do mundo, a Nvidia perdeu quase 30% do seu valor nas sete semanas seguintes, o que resultou em uma queda de aproximadamente US$ 800 bilhões em valor de mercado.

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Perspectivas

Os resultados da Nvidia serão divulgados semanas após seus gigantes da tecnologia terem divulgado os resultados. O nome da empresa foi citado durante essas chamadas com analistas, à medida que Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon e Tesla gastam pesadamente em unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia para treinar modelos de IA e executar pesadas cargas de trabalho.

Nos últimos três trimestres, a receita da Nvidia mais que triplicou em termos anuais, com a grande maioria do crescimento vindo do negócio de data centers. Os analistas esperam um quarto trimestre consecutivo de crescimento de três dígitos. A partir daqui, as comparações ano a ano se tornam muito mais difíceis, e o crescimento deve desacelerar em cada um dos próximos seis trimestres.

Indicadores

Brasil

Caged (Jul)

Esperado: ND
Anterio: 201,71 mil vagas

Estados Unidos

Estoques de petróleo bruto

Esperado: ND
Anterior: 2,7 milhões de barris

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